Blog

Qual é o impacto do Coronavírus na moda e no comportamento de consumo?

conforto-impacto-do-coronavirus-na-moda

Já podemos ver o impacto do Coronavírus na moda com os cancelamentos dos principais eventos do setor.

Além disso, as empresas já estão notando uma diminuição no lucro em relação ao ano passado. Mas essas mudanças vão além, inclusive afetam diretamente o comportamento de consumo.

Ficou interessado no assunto? Leia o nosso post e saiba mais sobre esse tema!

Qual é o impacto do Coronavírus na moda e em seus eventos?

O Coronavírus modificou completamente os eventos de moda ao redor do mundo, uma vez que as recomendações são para evitar aglomerações.

Milão, por exemplo, foi uma cidade com inúmeros casos confirmados da COVID-19 e foram feitas algumas adaptações durante sua famosa Semana da Moda.

O desfile do Giorgio Armani, um dos mais aguardados e comentados do mundo, foi realizado com as portas fechadas, sem público e transmitido ao vivo nas mídias sociais.

Além disso, vários eventos internacionais foram cancelados e houve uma baixa na compra em lojas de luxo, que atualmente estão fechadas pela quarentena.

E no Brasil não poderia ser diferente. A Fashion Week de São Paulo e de Minas Gerais também foram cancelados.

Mas no meio de tantas notícias ruins, vale ressaltar que muitas marcas famosas de moda estão auxiliando no combate ao Coronavírus.

O grupo francês LVMH, dono de Louis Vuitton, Dior e Guerlain, começou a produzir álcool em gel nas suas fábricas e distribuir para as autoridades. Já outras marcas fizeram doações em dinheiro para a compra de equipamentos para hospitais.

Qual o impacto do Coronavírus na moda e no comportamento de consumo?

Além de influenciar os eventos, o impacto do Coronavírus na moda também será sentido em relação ao comportamento de consumo.

Segundo o relatório Coronavirus: Design Priorities, elaborado pela WGSN, a pandemia irá ter consequências no comportamento de consumo das pessoas como por exemplo:

Foco na saúde

A saúde e o bem-estar são as novas tendências, uma vez que muitas pessoas estão em busca de manter sua imunidade alta nesse momento.

Por esse motivo, a moda focará na qualidade de vida dos seus clientes através de:

  • roupas que facilitem os movimentos, promovendo a termorregulação e o sono restaurador,
  • tecidos antibacterianos,
  • desenvolvimento de pesquisas para criação de soluções diferenciadas e inovadoras.

Outro impacto do Coronavírus será a busca por designs protetores, havendo a incorporação de elementos como máscaras em roupas, cobrindo tanto a boca quanto o nariz.

Relatório WGSN Coronavirus: Design Priorities

Além disso, os consumidores buscarão roupas que ofereçam proteção antiviral, de poluição e de raios ultravioletas.

Mais tempo em casa e online

A quarentena faz com que as pessoas optem por peças confortáveis para trabalhar, descansar e fazer as tarefas diárias.

Relatório WGSN Coronavirus: Design Priorities

Por isso, mesmo depois desse período esse tipo de vestimenta será uma tendência em todo o mundo.

Roupas sem muitos detalhes e com tecidos confortáveis para serem utilizadas para trabalhar em casa e, ao mesmo tempo, com um ar profissional, visto a necessidade de videoconferências.

Como a maior parte das pessoas está em home office, é fundamental investir em designs que se destaquem em tela, como cores mais fortes.

Além disso, com mais tempo livre, irá aumentar a produção de artesanato e a personalização de peças. Por isso, os consumidores buscarão cada vez mais roupas que podem ser personalizadas ou repaginadas.

Transformação de valores

O impacto do Coronavírus na moda também terá teor financeiro. Os consumidores buscarão roupas com mais durabilidade e mais minimalistas, mas ainda desejarão modernidade e novidades ao se vestir.

Por mais que as atividades sociais estejam diminuindo, isso não as impede de buscar inovações no guarda-roupa.

Agora que você já sabe o impacto do Coronavírus na moda, nos eventos e no comportamento de consumo, que tal compartilhar esse post com seus clientes e parceiros?

4 comentários em “Qual é o impacto do Coronavírus na moda e no comportamento de consumo?
  1. O que acha que vai acontecer com as próximas estações? O mercado já estava falando no outono inverno e quem já havia pedido a coleção com certeza vai ficar com a venda parada. E as próximas coleções? O que acham?

    1. Olá! Eu acredito totalmente na valorização do slow fashion, no minimalismo, no consumo consciente, preocupação com toda cadeia produtiva, peças personalizadas, confortáveis e atemporais. MUITO mais moda com propósito e compras on-line com ajuda de consultoras de imagem e estilo. ??‍♀️

  2. Penso que o novo formato de comportamento de compra focado mais nas transações on line, não vão deixar de lado as compras presenciais, que vão precisar de novas estratégias para chamar o público para o pessoal.
    Tudo isso é muito novo para a população, principalmente a brasileira. As pessoas gostam de estar conectadas presencialmente, também. Nada está definido.

  3. Pingback: Descubra as possibilidades de empreendedorismo em tempos de crise

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *