Blog

Qual é o futuro da consultoria de moda e imagem? A Ecole te conta!

mulher-anotando-consultoria-de-moda-e-imagem

Uma pergunta constante que costumamos receber refere-se ao futuro da consultoria de moda e imagem. Essa profissão é promissora? Vale a pena investir? 

A resposta é com certeza sim. Porém, é importante ressaltar que a profissão precisa se remodelar e entender as necessidades e mudanças constantes da sociedade. 

É fato que o comportamento das pessoas não é mais o mesmo daquele de 20 anos atrás, no início dos anos 2000. 

Não apenas de modo geral, mas especificamente quando falamos das pessoas em relação ao autocuidado, autoestima, da sociedade enquanto padrões de beleza, formas e regras da vestimenta, o consultor de imagem precisa de uma atualização constante não apenas de conteúdo técnico, repertório de moda e ferramentas, mas também de sua visão de mundo e comportamento.

Consultoria de moda e imagem: uma área em constante atualização

Atualmente, o profissional que atua com consultoria de moda e imagem precisa estar atento às latentes demandas e, muitas vezes, ser disruptivo e questionador em relação ao aprendizado obtido lá nos primórdios da profissão. 

Mas, não me entenda mal, pois não estou dizendo que as teorias de base ensinadas anteriormente não são úteis. Falo sobre acompanhar e adaptar essas teorias para o comportamento atual. Quando isso não é feito, corremos o risco de não “termos clientes”. 

Um dos motivos é que o início da nossa profissão foi marcado por uma importante necessidade de “harmonização estética”como entrega final e principal do processo. Uma adequação ao meio e ao ambiente também eram uma necessidade latente. 

Hoje, vemos o indivíduo de uma forma geral focando mais em seu desenvolvimento pessoal, uma busca de auto aceitação independente de padrões impostos, onde ele acaba reivindicando por um processo onde sua beleza, seus gostos e identidade sejam enaltecidos. 

Então, para esse público, esse consumidor cada vez mais livre de imposições, que a consultoria de moda e imagem precisa ser refeita, bem como os benefícios de sua entrega precisam ser remodelados

Nesse sentido, precisamos de ferramentas e metodologias que sejam principalmente focadas nas necessidades de imagem de maneira personalizadas, onde o ator principal do processo é o cliente em si e não mais o meio com suas imposições, gostos de terceiros, ou (pior ainda) as imposições estéticas da sociedade. 

Sendo assim, é necessário ter um olhar apurado e aplicar novas técnicas e metodologias à essa profissão que escuta e atende, principalmente, a personalização da imagem como extensão do “ser”. É dessa forma que teremos uma profissão e um profissional que certamente terá um crescimento exponencial no mundo da moda.

Texto: Vandressa Pretto

Diretora da Ecole Brasil

Um comentário em “Qual é o futuro da consultoria de moda e imagem? A Ecole te conta!
  1. Nós profissionais, estamos precisando de cursos para atender essa nova demanda. Muito se fala em Consultoria Humanizada, mas o que vejo nas redes sociais, é todas que defendem esse tema, continuam na mesma linha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *