Blog

O que é psicologia da autoimagem e quais são suas abordagens?

mulher-espelho-psicologia-da-autoimagem

Você alguma vez avaliou como é a relação que tem com si mesma? A autoimagem é o nome o qual damos a essa visão. Ela inclui as suas capacidades, dificuldades, a sua imagem corporal e como se avalia. Mas como entender tudo isso? A psicologia da autoimagem é a ferramenta para embarcar nesse processo de autoconhecimento.

Quer saber mais? Siga a leitura!

Relação da autoimagem com autoconhecimento

A autoimagem que você tem de si pode ser realista, positiva, negativa ou idealizada. Tudo depende de como foi construída ao longo da sua vida, da sua história, relações e vivências. 

Uma imagem realista e positiva resulta em boa autoestima, autoconfiança e autenticidade. Ao conhecer a imagem que você construiu sobre si e seus comportamentos enquanto fruto dessa relação consigo mesma se inicia um caminho onde você pode reconhecer quem é, se gostar e se desenvolver de forma real. 

Construir uma imagem de si fortalecida, ter boa autoestima e nutrir amor por si mesma vem de um processo de autoconhecimento, que é a maior premissa do curso de Psicologia da Autoimagem

Conheça o curso de Psicologia da Autoimagem da Ecole Brasil

No curso de Psicologia da Autoimagem da Ecole Brasil percorremos esse processo de construção, desconstrução e desenvolvimento de um novo projeto de imagem onde você se sinta fortalecida por ser quem você é e com isso se sinta bem em sua própria pele! 

Autoimagem também é sobre onde você quer chegar, o que é importante para você, o que lhe faz única e como gostaria de levar a vida. É sobre o que realmente lhe faz feliz e não sobre o que te dizem que é o certo ou bom para os outros. É sobre não ser refém dos padrões, do sistema e se apropriar de si mesma e do seu estilo pessoal.

Mesmo com a indústria “vendendo” autoestima como se fosse um produto ou resultado da nossa inclusão nos padrões estéticos, a questão é o oposto! Os padrões afetam a nossa autoimagem e autoestima nos levando a comparação e uma imagem negativa de nós mesmas, ferindo o nosso amor próprio. 

Mas, como funciona o curso? 

Começamos esse processo de amor próprio no curso estudando o conceito de autoimagem de acordo com autores tanto da psicologia como de outras áreas, e quais foram os trabalhos iniciais e atuais em torno do conceito. 

Depois compreendemos como a autoimagem se desenvolve de acordo com a psicologia do desenvolvimento. Com os conceitos anteriores trabalhados, entramos na questão da autoestima, do amor próprio e da imagem corporal. 

A partir do conceito de imagem corporal trabalhamos a relação com o próprio corpo, as roupas que o vestem e o estilo pessoal. Neste momento pensamos a relação entre a autoimagem, o consumo e o mito da beleza, conceito desenvolvido por Naomi Wolf. 

Dados todos esses conceitos podemos pensar sobre o processo de atendimento e como intervir em diferentes aspectos na relação do cliente com a própria imagem, estabelecendo um vínculo que propicie esse trabalho de autoaceitação e a compreensão de que cada atendimento é um processo único e intransferível. 

No final do curso, entramos na psicologia positiva, o conceito de felicidade e sua relação com a autoimagem para que possamos compreender como desenvolver um projeto de imagem satisfatório. 

Todo o curso possui diversos exercícios e técnicas no desenvolvimento do seu próprio projeto e no projeto do seu cliente. Acaba sendo não apenas um curso, mas um programa vivencial ao proporcionar a mesma experiência que posteriormente você poderá oferecer. 

Ficou interessada em ingressar no curso de Psicologia da Autoimagem da Ecole Brasil? Estamos com as inscrições abertas para a turma que inicia em maio! Saiba mais em: https://ecolebrasil.com/curso/psicologia-da-autoimagem-maio/ 

Eliza Guerra

Psicóloga Clínica com foco de trabalho em autoimagem & autoestima. Desenvolve e leciona os cursos de Psicologia da Autoimagem e Metamorfose na Ecole. 

[email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *