Blog

O que é e como funciona a coloração pessoal?

O que é?

A colorimetria ou análise de coloração pessoal, é um teste feito a partir de tecidos que avaliam o valor, a temperatura, e a saturação da pele. Com esse teste, descobrimos qual é o tom de pele (quente, frio ou neutro) e a cartela de cores ideal para cada subtom de pele.

Como funciona?

Trabalhamos com 12 cartelas de cores, quatro estações puras (verão, inverno, primavera e outono) e oito estações neutras. Na Ecole usamos o –método sazonal expandido– onde fizemos a análise a partir dos olhos, cabelos, sobrancelhas e características de pele. Com ele conseguimos definir as cores ideais de maquiagem, cabelo e também para as peças usadas próximas do rosto.

Para fazer o teste, é necessário um espelho, onde a profissional e também a cliente podem ver e avaliar todo o processo.
O teste precisa ser feito com luz natural em um dia de sol, sem uso de maquiagem, para não alterar o resultado e para poder avaliar como a cor do tecido reage próximo ao rosto.

Durante o processo, avalia-se o contorno do rosto, olheiras, se o tom de pele fica pálido ou rosado além das marcas de expressão.

É importante lembrar que, a coloração pessoal é subjetiva, não é matemática por isso precisa ser feita com um profissional competente.
A cartela de cores não muda ao longo do tempo, levando em conta que tudo que é naturalmente nosso (tom da pele, cabelo, olhos, sobrancelhas) é da nossa cartela.

Por que fazer o teste de coloração pessoal?

A função do teste é encontrar as cores que mais harmonizam e uniformizam os traços do rosto. Com a cartela definida, consegue-se trabalhar com as cores que deixam a cliente mais bonita, fazendo com que roupa, cabelo e maquiagem conversem entre si.

Por Angela Luísa Delazari

Consultora e Coaching de Imagem Formada pela Ecole Brasil .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *