Blog

Moda Sustentável: o que irá mudar no futuro e nas oportunidades de negócios?

Não é de hoje que sustentabilidade é um tema que permeia o nosso cotidiano. Se faz necessário uma revolução em diversos setores para garantir a sobrevivência dos recursos naturais do planeta. A partir de ideias, estratégias, e atitudes ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas. E é aí que entra a moda sustentável também. 

A indústria e economia da moda, ainda que a passos lentos, de maneira geral repensa seu sistema de consumo e produtivo, engajada com um um consumidor cada vez mais exigente e fiel a essa proposta. 

É fato que esse movimento e necessidade cultural e mundial demanda novas formas de fazer, acontecer e repensar os processos de diferentes profissões e serviços. Isso, além de inovações em áreas já existentes, acaba repercutindo e nos oferecendo novas profissões.

Na consultoria de imagem, o jeito de fazer, serviços e conceitos novos, também se relacionam a essa nova demanda, de um pensar de moda sustentável. E você, que é consultor de imagem, pode conduzir seus serviços desta forma, caso faça sentido pra você  e seus clientes.

 

Como conduzir uma vida com moda sustentável

1) A multiplicação de looks a partir de um novo olhar de combinações possibilita que tenhamos mais uso das nossas peças, de diferentes formas, evitando consumo desnecessário, sem a sensação de estar “sempre vestida igual”.

 2) O autoconhecimento permite também um aprimoramento de quem somos, e possibilidade de resistir aos apelos da moda, e praticar o consumo consciente. Compramos apenas aquilo que realmente faz sentido, se faz necessário e nos traduz. 

3) A possibilidade de reformar peças antigas, o upcycling, também é uma opção de moda sustentável que a consultora de imagem pode levar para a sua cliente, e como consequência o reaproveitamento de peças, e um menor consumo.  

Ainda, as peças a serem descartadas, em bom estado (ou por não fazerem mais sentido, não servirem) podem ser pensadas para um brechó ou doação.

 

Moda sustentável e consultoria de imagem

Não é preciso que exista consumo no processo de consultoria de imagem. Ao contrário, é inclusive uma vantagem a cliente não precisar comprar durante  e após esse processo. 

Mas, quando for o caso, e a cliente precisar adquirir peças novas, sendo elas bem pensadas, realmente versatilizando o uso, e ainda um olhar sobre a durabilidade sobre o processo produtivo dessa marca, são sempre bem vindos e podem ser um diferencial na entrega desse serviço. 

Praticar a potencialidade da moda sustentável nos faz agir diretamente no consumo, no descarte e na reutilização de peças. Quando consumir, podemos estar atentos às marcas que se mobilizam nesse sentido. Desde marcas de moda, a cosméticos. 

Além disso, nos nossos hábitos diários e em diferentes atividades e profissões, se cada um fizer um pouco, em um mundo com mais de 7 bilhões de pessoas, certamente conseguiremos reverter e mudar as condições planetárias.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − dezessete =