Blog

Maquiagem e coloração pessoal

Coloração pessoal e maquiagem é um assunto cada vez mais falado. Eu brinco que em um futuro utópico teremos até decorações e roupas separadas nas lojas pelas estações, já imaginou? Fato é que a gente sente a grande diferença que faz utilizar as cores que harmonizam mais com a nossa beleza natural. Costumo dizer que pelo menos para mim, a maquiagem é o ponto mais crucial nesta “brincadeira”. 

Por vezes, não uso roupas totalmente dentro da minha paleta primavera clara (não vamos fazer disso uma prisão), mas meu batom, máscara de cílios, blush e iluminador (minhas makes normalmente) sempre estão de acordo com essa harmonia e como me sinto bem!

Vamos falar um pouco sobre maquiagem e coloração pessoal? Vamos! Trago dicas gerais para você testar dentro da sua nomenclatura de cor e ver se gosta do resultado.

Quem faz parte das paletas inverno (frio, profundo ou brilhante) fica linda com lápis de olho preto ou até mais vivas como azul e violeta (da sua paleta, respectivamente). As cores de blush e lábios vêm da área dos vermelhos, rosa e magenta. A maquiagem clássica do inverno é o look pin-up, com sombra clara, delineador preto e lábio vermelho, mudando de tonalidade conforme a característica principal de cada paleta. As paletas inverno são dramáticas e saturadas, exemplos de alguns batons da MAC que podem funcionar para pessoas do tipo Inverno: Age/Sex/Location, Media, Hug Me, Ruby Woo, Heroine e Flat out fabulous

cores-maquiagem

Para quem faz parte da paleta verão (frio, claro ou suave) fica lindo cores mais suaves, como por exemplo marrom-cogumelo e cinza para sombras.  Cores de blush e lábios também saem da família dos vermelhos, rosas e até corais, todos mais matizados. Delineadores e máscaras de cílios cinza escuro ou marinho, que tal? Como suave, cuidado com o excesso de brilho na maquiagem, acabamentos acetinados geralmente são melhores que metálicos ou brilhantes. Para mim, o filme “Maria Antonieta” com a atriz Kirsten Dunst é um mergulho nestas paletas. Exemplos de alguns batons da MAC que podem funcionar para pessoas do tipo verão: Plumful, Pink Plaid, Blankety, Mehr, Up The Amp, Captive.

maquiagem

Pessoas de tipo primavera (quente, clara ou brilhante) ornam com maquiagem neutras como cremes e marrons. No caso da primavera brilhante, encontramos tons lindos champagnes. Os azuis tropicais e verdes são adoráveis ​​como delineadores, captando essas cores na íris. As cores de blush e lábio vêm da área rosa, pêssego e coral da sua paleta, em alguns casos (como a primavera quente) também há bastante pigmentação alaranjada. Máscara de cílios e delineador mais recomendados

são os marrons.  As cores primavera me remete a Carmen Miranda e seus looks tropicais. Exemplos de alguns batons da MAC que podem funcionar para pessoas do tipo primavera: Mehr 70, Velvet Teddy, Amplified, Modesty, Honey Love, Lady Danger.

As maquiagens para peles outonais. (quente, suave ou profunda) podemos destacar tons de bege, cáqui e marrom como sombras neutras. Os delineadores podem ser marrons ou verde-oliva e a máscara de cílios marrom. No outono profundo um marrom-preto fica bem também. As cores de blush e lábio vêm da área vermelha, ameixa e laranja da sua paleta, no caso do suave, temos tons leves de pêssego e tijolo. Quando penso em tons de outono, lembro da queridinha Rachel Green de Friends e seus looks outono suave. Será que ela já conhecia coloração pessoal? Exemplos de alguns batons da MAC que podem funcionar para pessoas do tipo outono: Whirl, Taupe, Diva, Russian Red, Chili, Kinda sexy.

maquiagem-pele

Atenção as bases! O lado da mandíbula geralmente é um bom lugar para testar. Primeiro de tudo, encontre várias bases que pareçam cores viáveis ​​para você. A dica para não perder horas testando, é ir pela ordem de eliminação. Minha pele é de que tom? Claro, médio ou escuro? (não vejo os tons que não são). E qual é o subtom? Quente, frio, neutro frio, neutro quente? Seleciono os tons e subtom correspondente e avalio como comentado acima.  Coloque faixas de cada cor das bases selecionadas para comparação. Normalmente nessa hora, o que será avaliado é o tom.  (Se você estiver em uma loja sem janelas externas, precisará sair para verificar as cores da base. A luz interna não é suficiente). 

Muitas marcas já trabalham com bases específicas para os subtons de pele no quesito temperatura, como é o caso da Mary Kay, Nyx e MAC (só para citar algumas).

Na MAC, porém, existe um engano que cometemos ao interpretar o C e W como C para peles frias e W para quentes. Na verdade, a marca se baseia no círculo cromático, onde o amarelo é mais frio do que o vermelho. Logo, peles de tons vermelhos e rosados levam a nomenclatura de W e peles de tons amarelados levam a nomenclatura C. Jura? Juro!

Espero que tenha gostado desse assunto coloração pessoal e maquiagem que tanto amo e siga arrasando por aí com as cores que mais gosta, seja da sua paleta ou não, mas que dizem muito sobre você!

Jéssica Eltz – Vest’Alma consultoria

@vestalmaconsultoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 1 =