Blog

Fatores da construção da identidade visual pessoal dos clientes

mulher-mochila-oculos-identidade-visual-pessoal

Uma consultoria de imagem completa precisa considerar a comunicação não verbal, analisar o uso de elementos do design e entender a essência de seu cliente. Ou seja, um consultor de moda deve reconhecer a identidade visual pessoal do seu público.

A identidade visual de uma pessoa consiste em um apanhado de informações. Nesse sentido, o profissional em consultoria de imagem deve realizar um diagnóstico completo de seu cliente, tendo como resultado (metodologia ESR) o seu estilo, sua colorimetria, as cores que comunicam a sua personalidade, as cores do objetivo de sua imagem, a análise de morfocomunicação, a definição dos objetivos da comunicação de sua imagem e a análise de seu contexto e cenário.

Esse diagnóstico é pessoal, intransferível e feito a partir de inúmeras ferramentas e formas de validação. 

Mas, além disso, é necessário ter um amplo conhecimento sobre os elementos de design e suas manifestações, a fim de propor uma identidade visual coerente e personalizada. 

Quer saber mais? Continue a leitura!

Como reconhecer a identidade visual pessoal de seu cliente?

Já falamos aqui no blog que a nossa imagem tem o poder de comunicar. Essa comunicação deve ser coerente e construída a partir da análise e identificação de informações particulares de cada cliente.

Mas, você sabe o que são elementos visuais do design? 

“Os elementos visuais do design são definidos como o conteúdo de toda e qualquer forma de comunicação. Eles constituem a substância básica daquilo que vemos” (Donis A. Dondis – Sintaxe da Linguagem Visual). 

A partir desse conceito trazido no livro “Sintaxe da Linguagem Visual” é indiscutível que o conhecimento desses elementos seja fundamental para construir uma identidade visual assertiva.

São muitos os elementos de identidade visual. Mas como criar uma identidade visual pessoal?

No caso das vestimentas podemos listar alguns elementos principais: forma, silhueta, linha cor e textura. Todos esses elementos influenciam no aspecto visual final de cada indivíduo.

É importante saber, caso você seja consultora de imagem ou pretenda ser uma, que o aprofundamento nos estudos desses elementos é indispensável para a qualidade da entrega do seu serviço, seja qual for a sua metodologia de análise. 

Espero ter ajudado e despertado em você o interesse pela percepção da importância da completude de informações no momento de definição da identidade visual pessoal de seus clientes!

Vandressa Pretto

Diretora da Ecole Brasil

A Ecole Brasil é uma escola de cursos e formações na área de imagem pessoal, psicologia de autoimagem, morfologia, visagismo e empreendedorismo! Entre em contato e entenda nosso propósito inovador

Um comentário em “Fatores da construção da identidade visual pessoal dos clientes
  1. Quero ver os cursos q vc tem para oferecer online, já que pandemia está no restringindo de viajar, o ano passado fiz o meu curso presencial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *