Blog

Exemplos de linguagem não verbal: saiba como usá-la ao seu favor

mulher-exemplos-de-linguagem-não-verbal

Existem práticas diárias em nossas vidas que podem ser exemplos de linguagem não verbal, mesmo que, muitas vezes, não percebamos que estamos nos comunicando por meio delas. 

Desde o nosso modo de vestir, de agir, as cores das roupas, tipos e formatos de maquiagem, trejeitos e atitudes podem dizer muito sobre nós. Tudo isso diz respeito a esse conceito.

Continue lendo nosso post e conheça exemplos de linguagem não verbal e como você pode usá-la a seu favor!

Sobre os exemplos de linguagem não verbal

A linguagem não verbal, de maneira geral, é como nos comunicamos sem falar. Essa comunicação, entre outras coisas, acontece basicamente através 

  • Forma de andar; 
  • Maneira de sentar; 
  • Vestimenta, maquiagem, acessórios;
  • Gesticular;
  • Fazer trejeitos com a boca, expressões faciais. 

O corte de cabelo, uso de maquiagem, a moda, a combinação das cores e muitas outras pequenas atitudes também dizem muito sobre nós. 

Nosso estilo expressa, às vezes sem nem sequer percebermos, diversos aspectos da nossa personalidade e, se prestarmos atenção, poderemos usá-los a nosso favor, tanto pessoal como profissionalmente. 

Dentre os exemplos de linguagem não verbal podemos citar:

Roupa

O jeito de vestir faz parte da nossa expressão pessoal e mostra bastante sobre nós.

É como se as roupas contassem sem palavras a nossa história. O nosso estilo tem poder de nos revelar.

Isso acontece, a partir de linhas, formas, elementos de design de maneira geral. E ainda, em pouco tempo, sem percebermos de maneira consciente. 

Modelos e cores constroem nossa identidade pessoal e social, por isso, antes de vestir, é preciso pensar na primeira impressão que desejamos deixar. 

moda é um dos maiores exemplos de linguagem não verbal que influencia na imagem pessoal das pessoas. 

Ela pode transmitir confiança, responsabilidade, empoderamento e elegância, entre outros. 

O importante ao se vestir é saber que sua roupa é um meio de comunicar-se e que ela dirá muito a seu respeito. 

Expressão facial

O nosso rosto, de forma geral, fala muito sobre nós. Nosso olhar pode revelar uma tristeza ou alegria, ou simplesmente traduzir a leveza da alma, como é afirmado por muitos.

Com certeza você já ouviu falar da expressão: amor à primeira vista, não é mesmo?! É um dos muitos exemplos de comunicação sem palavras. 

Movimentos dos olhos, sobrancelhas, nariz e boca dizem muito para quem está observando, sem que haja necessidade de palavras.

Por isso, é preciso cuidar com as famosas caras e caretas que fazemos sem perceber, porque, algumas vezes, pode acontecer de falarmos algo e mostrarmos o contrário pelas nossas expressões faciais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *