Blog

Estilos Universais X 10 estilos de personalidades abordados pela Ecole

roupas-estilos-universais

Você já deve ter ouvido falar sobre os sete estilos universais, não é mesmo? Mas, é importante que você saiba quais, de fato, são eles e o motivo dessas classificações. 

Em relação às vestimentas, de uma maneira bem objetiva, os estilos classificam a similaridade dos elementos visuais através de linhas, formas, cores, texturas e estampas.

O estilo está ligado ao SER e é isso que o difere do conceito de moda. A palavra moda vem do latim modus e significa modo, maneira e comportamento. É a ligação entre o vestuário e o período histórico em que vivemos. 

A moda reflete o tempo em um contexto político, social, econômico, cultural e geográfico. Por isso, está relacionada a uma sociedade ou determinado grupo de pessoas. Uma consultora de imagem, por exemplo, utiliza a vestimenta e a moda como ferramentas para manifestar o estilo das pessoas.

Estilo é a tradução da personalidade em aparência. Nosso estilo pessoal é construído desde a nossa infância, a partir das nossas influências externas (mães, amigos, professores, pessoas que nos inspiraram), do meio onde vivemos e das nossas experiências. 

É o reflexo da nossa maneira de ser, pensar, agir e, consequentemente, vestir. Quando chegamos à fase adulta, boa parte de nossa personalidade está formada e, portanto, o nosso estilo de essência também.

Na década de 30, foi publicada uma das primeiras obras relacionando a vestimenta com a personalidade do indivíduo. Trata-se do artigo “An approach to the problem of costume and personality” (“Uma Abordagem para o Problema do Traje e da Personalidade”), da professora Belle Northrup, do Columbia Teachers College. 

Ela adotou os conceitos Yin e Yang para descrever o estilo pessoal das mulheres, denotando os dois extremos possíveis na aparência e natureza humana. Northrup relacionou a mulher dominante no Yang como forte, poderosa e vigorosa, enquanto que a mulher dominante no Yin seria mais delicada, graciosa, suave, doce e gentil. 

Em 1934, Northrup publicou um artigo intitulado “Are You Yin, Madame, Or Are You Yang?” (“Você é Yin, madame, ou é Yang?”), que, ao invés de utilizar categorias românticas e  dramáticas, optou pelo uso de animais. Northrup explica que você também pode ser uma Mulher Cavalo (boa e forte), uma Mulher Elefante (forte, firme e sábia), uma Mulher Pônei (alegre e divertida), entre outras definições.

De lá pra cá, surgiram outras abordagens e estudos, porém, esse viés de comportamento e personalidade foi preservado e aprimorado ao longo dos anos. 

Descubra quais são os sete estilos universais

Os conceitos que conhecemos atualmente, denotam da década de 80, quando duas consultoras de imagem, Diane Parente e Alyce Parsons, definiram os estilos universais, a partir de estudos sobre perfis de personalidade, comportamento e consumo. 

Em 1991, elas publicaram o livro ”Universal Style: Dress for Who You Are and What You Want” (“Estilo Universal: Vestir-se para quem você é e o que você deseja”). 

O resultado do estudo foi uma compilação de informações e características, organizadas em sete estilos universais que descrevem perfis de pessoas, considerando suas personalidades, identidades, escolhas, humores, valores e atitudes. Esses estilos são: tradicional, esportivo, elegante, romântico, sexy, criativo e dramático.

Posteriormente, Parsons publicou a obra Style Source: ”The Power of the Seven Universal Styles for Women and Men” (“Origem do estilo: o poder dos sete estilos universais para mulheres e homens”), que foi uma continuação dos estudos do seu livro anterior. 

Saiba quais são 10 estilos de personalidades da Ecole

Na Ecole Supérieure de Relooking utilizamos aprofundadas ferramentas de autoconhecimento, valorização do indivíduo e personalização, fundamentadas nos principais estudos de estilos e publicações. 

Ao longo das últimas décadas, trabalhamos com viés de personalidade e evoluímos para as “Personalidades de Estilo”, método exclusivo criado pela Ecole, que hoje serve como base para identificar o estilo de nossas clientes. São eles: natural, ponderada, sofisticada, nostálgica, glamourosa, artística, jovial, teatral, inovadora e contemporânea.

São 10 estilos diferentes que podem ser identificados através de três diferentes ferramentas que embasam uma identidade visual consistente, legítima e de credibilidade. São elas: anamnese e análise do contexto, comportamento e estilo de vida do cliente. 

Ficou interessada no assunto e quer saber mais sobre os sete estilos universais e os estilos de personalidades da Ecole? Entre em contato com a gente!

Um comentário em “Estilos Universais X 10 estilos de personalidades abordados pela Ecole

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *