Blog

Entenda o atual comportamento de consumo e seus fatores de influência

comportamento de consumo

A internet transformou o mundo, tornando-o mais integrado e mudando não apenas a forma de comunicação entre as pessoas, mas também o comportamento de consumo e a atuação do mercado para chegar ao cliente. 

A indústria da moda também precisou se transformar para compreender as mudanças do mercado e atender as necessidades dos consumidores de variadas idades.

É sobre isso que vamos falar neste post! Continue a leitura e entenda o atual comportamento de consumo e seus fatores de influência.

Por que a internet mudou o comportamento de consumo?

Por muito tempo as pessoas iam até o atelier ou alfaiate mais próximo de suas casas para confeccionar seus trajes preferidos, com os tecidos desejados.

Depois surgiram as lojas e shoppings, e os atendentes também orientavam em relação às tendências da moda.

Hoje, a grande vitrine da moda é a internet e o consumidor tem a possibilidade de comprar produtos do mundo inteiro a partir de um clique. 

No mundo globalizado é preciso considerar que o “estar na moda” perdeu espaço para o “construir um estilo”, já que não existe mais um padrão de beleza.

A internet também possibilitou o surgimento dos influencers, pessoas que divulgam novas marcas e tendências a alguma micro comunidade, e são determinantes na tomada de decisão de compra dos consumidores. 

Fatores de influência no comportamento de consumo

A WGSN, empresa especializada em previsão de tendências, realizou uma pesquisa que identificou seis fatores importantes que contribuíram para a mudança comportamental do consumidor. 

Esses fatores são os seguintes:

Facilidade das compras online

Cerca de 74% dos consumidores brasileiros preferem realizar suas compras no ambiente online. 

De acordo com a WGSN, essa é uma das principais mudanças do consumidor da era digital: ele não gosta de ir até uma loja, ser atendido, precisar escolher a roupa ou acessório e passar pelo caixa para efetuar o pagamento. 

No ambiente online, ele pode fazer tudo isso de forma rápido e segura, sem sair de casa. 

Atendimento personalizado

Apesar do consumidor preferir realizar suas compras online, ele adora um atendimento personalizado e humanizado. 

Por isso, muitas empresas investem nesse setor para gerar melhor experiência ao consumidor. 

Um exemplo de atendimento humanizado foi quando um cliente gerou uma disputa entre a Netshoes e Centauro no Twitter. Na época, ele queria comprar um tênis, mas como as duas lojas ofereciam o mesmo preço, ele lançou a pergunta de quem venderia mais barato. O resultado você pode ver nesse link

Confiança

No mundo das fake news, os consumidores precisam confiar na empresa para efetuar a compra. 

Esse é outro fator relevante na mudança de comportamento de consumo! 

Quem trabalha no segmento da moda, precisa se preocupar em oferecer informações verdadeiras sobre tendências, significado das cores e demais novidades. 

Outro ponto importante é produzir o que, de fato, é interessante e necessário para o seu público.

Conscientização ecológica

O consumidor exigente gosta da moda sustentável e deseja que seus fornecedores atuem com responsabilidade perante o meio ambiente e a sociedade em que estão inseridos.

Empresas que investem em sustentabilidade são bem-vistas pelos consumidores atuais. 

Hoje, grandes marcas da moda já investem em sustentabilidade e utilizam desde garrafas pet para confecção de sapatos, até técnicas conscientes de tingimento e decomposição de tecido. 

Expectativa de vida das pessoas

A expectativa de vida das pessoas está aumentando e o mercado da moda percebeu a necessidade de se reinventar. 

Pessoas com mais idade também querem se sentirem bem vestidas e modernas. 

A moda precisa estar preparada para atender todas as faixas etárias: infantil, jovem, adulto e terceira idade. 

Desapego

Estamos aprendendo e vivenciando o desapego, por isso, o novo consumidor só compra o que ele realmente gosta e vai usar. 

O mercado da moda precisa estar consciente sobre o que vale a pena ser produzido e comercializado, bem como agregar valor em cada peça.

Agora que você entendeu melhor o atual comportamento de consumo e seus fatores de influência, explore nosso blog e leia sobre como abrir um negócio com pouco dinheiro e trabalhar com moda!

2 comentários em “Entenda o atual comportamento de consumo e seus fatores de influência
  1. Pingback: Qual é o impacto do Coronavírus na moda e no comportamento de consumo?

  2. As criança hoje em dia não podemos tirar o olho delas pois desde muito cedo já estão usando os celular, por esse motivo venho usando um aplicativo no celular dos meus filhos que me permite ver tudo o que fazem no celular é muito bom pois consigo acompanhar tudo o que fazem eu recomendo. https://brunoespiao.com.br/espiao-de-chamadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *