Blog

Dress code masculino: confira 5 mitos e verdades

manga-blaser-dress-code-masculino

Você já ouviu falar em dress code masculino?

Dress code significa “código de vestimenta” e tem a ver com o uso de vestimentas adequadas para cada tipo de ocasião, como por exemplo, festas, ambientes profissionais e demais eventos em grupo.

No caso dos homens, os códigos de vestimenta mais conhecidos são: traje esporte, esporte fino, social, black tie e business. 

Porém, cabe ressaltar que não são apenas as roupas que determinam o estilo de cada homem, é necessário considerar também a sua personalidade, sua morfologia corporal e o objetivo de sua comunicação pessoal.

Sendo assim, o serviço de consultoria de imagem masculina pode ser ideal para desvendar os mitos e verdades sobre dress code masculino.

5 mitos e verdades sobre dress code masculino

1 – O traje esporte refere-se apenas às vestimentas para praticar esportes: Mito

O traje esporte não se refere às vestimentas usadas para praticar esportes, mas sim  ao uso de roupas mais casuais produzidas em tecidos mais simples como algodão, malha, jeans, lã e couro. Uma calça jeans, uma camiseta de malha gola pólo e um sapatênis são opções perfeitas para compor um dress code masculino esportivo, por exemplo. É claro que isso não é uma regra e que as roupas precisam combinar acima de tudo com o estilo e a identidade visual de cada pessoa.

2 – A gravata borboleta é recomendada para eventos black tie: Verdade

A gravata borboleta é indicada para eventos que sugerem um dress code masculino black tie, enquanto a gravata tradicional ou skinny é recomendada para eventos de dress code social, como formaturas e casamentos, por exemplo. O importante é que você se sinta confortável ao utilizar esse tipo de acessório.

3 – Relógios e pulseiras podem ser usados na composição de dress code casual: Verdade 

Relógios e pulseiras são ótimas opções para compor um dress code masculino casual, como aniversários e eventos diurnos ao ar livre. Sem contar no fato de que são elementos determinantes para a construção da identidade visual pessoal, assim como o corte de cabelo, o estilo da barba e a forma como você se comunica em seus círculos de convivência.

4 – Considerar o tom de cabelo e pele ajuda na escolha das cores das suas roupas: Verdade

 As cores das vestimentas podem ser escolhidas com a intenção de combinar com seu tom de pele e cabelo, valorizando a sua imagem pessoal e aumentando a sua autoestima e segurança em sociedade.

5 – O dress code business refere-se apenas ao traje social: Mito 

Engana-se quem pensa que o dress code masculino business refere-se apenas ao terno, camisa, gravata e calça social. Hoje em dia, com os novos modelos empresariais, a cultura das empresas mudou e a padronização das vestimentas não é mais vista como uma regra. Muitas agências de publicidade e tecnologia, por exemplo, já permitem que os funcionários usem bermudas, camisetas e sandálias durante o expediente. Porém, isso é uma combinação que varia conforme cada empresa. O importante é que, independente da roupa, você seja responsável e mantenha o profissionalismo em suas experiências profissionais. E isso vale também para o modelo home office.

Independente da situação, lazer ou profissional, se você tiver dúvidas sobre como se vestir e cuidar de sua imagem pessoal, busque ajuda qualificada de um consultor de imagem especializado no assunto.

Além disso, se você pensa em tornar-se um consultor de imagem de sucesso, confira a Formação em Coaching de Imagem que a Ecole está promovendo e descubra as vantagens deste ramo promissor.

A Ecole Brasil é uma escola de cursos e formações na área de imagem pessoal, psicologia de autoimagem, morfologia, visagismo e empreendedorismo! Entre em contato e entenda nosso propósito inovador!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *