Blog

Consultoria de imagem: o poder da psicologia da autoimagem

O que é autoimagem?

A autoimagem não é apenas o reflexo que vemos na frente no espelho. O que olhamos é resultado de uma série de experiências. Cada marquinha e forma que observamos representa um sentimento. E é esse sentimento que faz parte da nossa autoimagem, que é fruto de uma série de fatores que vivenciamos durante toda a nossa vida.

Você certamente irá lembrar de algum comentário que alguém fez sobre a sua aparência quando era criança/adolescente. E é importante lembrarmos que não se deve julgar o que é belo ou não é. Cada pessoa tem uma percepção diferente do que é bonito. A autoimagem que temos não reflete a realidade, mas sim a nossa percepção, recheada de experiências (algumas positivas, outras nem tanto) que afetam a nossa autoestima.

O que acontece é que quando temos muitas percepções negativas em relação ao nosso corpo nós, dificilmente iremos nos sentir bem com a nossa imagem corporal e estética, além de não fazer boas escolhas na vestimenta, escolhendo peças e roupas inadequadas.

Psicologia e autoimagem: significados

” A compreensão da psicologia do eu pode significar a diferença entre o êxito e o fracasso, o amor e o ódio, a amargura e a felicidade. A descoberta do verdadeiro eu pode salvar um casamento que se desmorona, consolidar uma carreira periclitante, transformar vítimas de “fracassos da personalidade”. Num outro plano, a descoberta do nosso verdadeiro eu significa a diferença entre a liberdade e as compulsões do conformismo.” (T. F. James, 1959- Revista Cosmopolitan)

Quando falamos de psicologia na autoimagem nós falamos da imagem que a pessoa tem de si mesmo. Com a psicologia conseguimos entender que quando a nossa imagem muda, também sofremos mudanças internas e externas, refletindo na nossa personalidade, comportamento e aptidões.

A psicologia da autoimagem simboliza um elo entre as diferentes abordagens da psicologia que muitas vezes entram em conflito. Sendo um denominador comum de diversas linhas, como por exemplo a psicanálise e outras abordagens clínicas, pois ambas as práticas concordam que a experiência terapêutica pode modificar a visão que o paciente tem de si mesmo, levando-o a autoaceitação. (Maltz,1981)

A autoimagem ainda pode ser favorável ou desfavorável nas nossas conquistas pessoais. Se temos uma percepção coesa sobre o que somos e o que refletimos para as outras pessoas fica mais fácil planejar uma mudança quando surgir alguma dificuldade.

Autoimagem e autoestima

Além da autoimagem ser importante para o nosso amadurecimento e crescimento pessoal, a autoimagem está ligada a nossa autoestima.

Quer passar mais segurança e confiança no seu dia a dia? Então lembre que não é apenas um blazer que vai te passar seriedade, as atitudes e comportamentos também constituem a nossa imagem e transmitem muito do que somos para a sociedade.

Você já vestiu alguma roupa e mesmo estando confortável não conseguiu se sentir bem? É porque a personalidade não está sendo refletida na vestimenta. Por isso, seja verdadeira com você e com as suas escolhas. Faça uma reflexão se o que você está vestindo passa a sua essência e os seus gostos. Esse é o primeiro passo para começar a parar de brigar com o espelho.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *