Blog

Consultoria de Imagem e dress code corporativo: como atuar?

mulher-dress-code-corporativo

O dress code corporativo é muito mais do que a escolha de uma vestimenta. Envolve muito estudo, pesquisa e entendimento sobre a cultura organizacional de cada empresa.

Nesse sentido, é fundamental pensar em vestimentas que combinem com o estilo da empresa, sem deixar de valorizar a personalidade e a imagem pessoal de cada colaborador.

Contar com o trabalho de um profissional de consultoria de imagem corporativa pode facilitar e tornar mais assertiva a definição do dress code de uma empresa. 

Como definir um dress code corporativo?

A definição de um dress code corporativo transmite a ideia de profissionalismo e organização às empresas. Sem contar que é uma forma de facilitar a identificação dos colaboradores em diferentes espaços corporativos.

Porém, é imprescindível que a empresa considere e respeite as questões morfológicas e culturais de seus colaboradores antes de “impor” o uso de vestimentas padronizadas

É importante que a equipe sinta-se confortável e feliz ao vestir o dress code corporativo, pois um funcionário insatisfeito pode impactar de forma negativa nos resultados e no desenvolvimento das atividades de uma empresa.

Por isso a necessidade de diagnosticar a identidade visual pessoal de cada colaborador, a cultura organizacional, os valores, os objetivos e os públicos internos e externos de cada empresa ao desenvolver um dress code corporativo. 

É uma empresa do segmento de advocacia ou engenharia? Utilizar tecidos mais sofisticados e cores mais sóbrias na produção das vestimentas pode ser uma ideia assertiva. 

Já nos casos de empresas da área da comunicação, o consultor de imagem pode sugerir uma harmonia de cores mais alegres e o uso de tecidos mais simples na criação das vestimentas, com a intenção de transmitir leveza e criatividade ao seu público. 

Aplicar questionários com as equipes e ouvir a opinião dos responsáveis pelas empresas em relação às vestimentas são formas assertivas para definir um dress code corporativo, podendo facilitar e tornar o trabalho do consultor de imagem mais coerente.

Em tempos de pandemia e home office, a preocupação com o dress code corporativo deve permanecer. Afinal, independente do modelo de trabalho, é imprescindível que os colaboradores permaneçam alinhados em relação a imagem organizacional, transmitindo profissionalismo e credibilidade no desenvolvimento de suas atividades e no atendimento de seus públicos. 

Sobre este momento de crise que estamos passando, publicamos recentemente em nosso blog um artigo sobre como atuar com consultoria de imagem online. Confira!

A Ecole Brasil é uma escola de cursos e formações na área de imagem pessoal, psicologia de autoimagem, morfologia, visagismo e empreendedorismo! Entre em contato e entenda nosso propósito inovador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *