Blog

Consultora de imagem: 5 dicas para ingressar na carreira

vendas-consultora-de-imagem

Você já pensou em ser uma consultora de imagem? Saiba que essa profissão está crescendo cada vez mais no mundo. 

Além de ser uma atividade promissora, ela oferece flexibilidade de horários, diferentes tipos de atuações e possibilidade de realizar atendimentos de forma online, presencial, individual ou em grupos. 

Mas, como iniciar de fato nessa carreira? Como dar os primeiros passos? 

Continue a leitura e confira 5 dicas que deixarão você mais confiante e assertiva ao ingressar no ramo de consultoria de imagem!

Invista em uma boa formação 

No mercado de consultoria de imagem é comum encontrar cursos que oferecem soluções rápidas e fáceis sobre a profissão. 

A internet mostra uma infinidade de conteúdos e fica difícil entender o que de fato é coerente. 

Engana-se quem pensa que a carreira de consultoria de imagem está relacionada apenas ao ”bom gosto pessoal”. Para se tornar uma consultora de imagem, além do uso de técnicas e metodologias adequadas, é preciso muito estudo e comprometimento. 

Por isso, invista em uma formação séria e aprofundada, com certificação reconhecida, professores experientes e uma metodologia que realmente irá prepará-la para o mercado de trabalho. 

Adote uma postura empreendedora 

A partir do momento que você decide ser uma consultora de imagem, você deve assumir uma postura empreendedora de atuação. 

Além de administrar a sua carreira, você também será a responsável pela gestão de seus atendimentos, pela captação de seus clientes, pelos resultados de seus serviços e pela reputação de sua empresa. 

Por mais que você não tenha funcionários, enxergar-se como uma empreendedora poderá ampliar o seu campo de possibilidades. 

Mas, não se preocupe. Diferente do que muitos pensam, não é preciso “nascer” empreendedor. Todos podem desenvolver as habilidades necessárias para empreender com sucesso.

Por isso, não se limite a buscar conteúdos relacionados apenas ao ramo de consultoria de imagem. Busque conhecimento sobre empreendedorismo, leia, participe de eventos e aplique em sua nova carreira.

Use as redes sociais 

Use as redes sociais ao seu favor. Elas são grandes aliadas na divulgação e visibilidade do seu novo negócio. 

Através de um pequeno investimento em redes sociais, é possível atrair novos clientes e legitimar a sua empresa na internet. 

Elabore um cronograma de conteúdos, seja diferenciado, faça parcerias e utilize todos os recursos disponíveis: imagens, vídeos e textos.

Exponha seus serviços, crie campanhas, teste, observe, colha feedbacks dos seus seguidores e analise o mercado através das redes sociais. Elas são o melhor caminho para alavancar o seu negócio.

Se conheça e abuse do seu diferencial como consultora de imagem

Na carreira de consultoria de imagem, assim como em tantas outras áreas, é importante focar nas suas principais habilidades, descobrir os seus diferenciais e, assim, potencializar o seu trabalho. 

Descobrir que em meio a tantas possibilidades de atuação é possível achar aquele nicho que mostrará todo o seu potencial, além de lhe incentivar, vai dar aquele “gás” para você não desistir. 

Você já se conhece o suficiente para conseguir elencar as suas principais habilidades e aplicá-las no exercício da consultoria de imagem? Se sim, já pode começar agora mesmo! 

Por exemplo, se você gosta de falar em grupo e trabalhar com mais pessoas ao mesmo tempo, os encontros com grupos de varejo e workshops para mulheres podem ser formatos mais promissores e prazerosos para as suas consultorias.

Por outro lado, se você ama e está acostumada com o ambiente corporativo, pode pensar em pacotes de serviços de consultoria em imagem que possam ser realizados dentro desses espaços.

Pratique 

Na carreira de consultoria de imagem, a prática é essencial para solidificar a aprendizagem e o conhecimento sobre a profissão. 

Analisar as cores, observar os estilos, treinar a escuta ativa, a empatia, o respeito e não o julgamento, são práticas fundamentais para se ter sucesso e assertividade na área.

Por isso, pratique muito. Atenda amigas, familiares, conhecidos, reveja, teste e ajuste. 

Não espere e não procrastine a prática. Mesmo com medo, incertezas e inseguranças, comece. 

É muito importante que você pratique enquanto estiver no seu processo de aprendizado e desenvolvimento pessoal.

Familiarize-se com a área, participe de encontros da profissão, troque ideias com quem já está no mercado e arrisque!

Faça acontecer e entenda que, assim como em qualquer outra profissão, é preciso ter paciência para construir uma carreira constante e sólida. 

Para ser uma consultora de imagem de sucesso, o importante é você gostar de trabalhar com pessoas e entender que, através da moda, estará contribuindo com o desenvolvimento pessoal e profissional de cada uma delas. 

Boa sorte! 

Vandressa Pretto

Diretora Ecole Brasil

4 comentários em “Consultora de imagem: 5 dicas para ingressar na carreira
  1. Obrigada pelas dicas!! Não sou da área, mas acho muito interessante as dicas das consultoras. O que mais acho interessante é a parte das cores, parece que descobri o mundo. Kkk não sabia o Qto as cores podem realçar a beleza ou tbm desfavorecer☺️ Nossa é muito interessante!!!!

  2. Pingback: Estilos Universais X 10 estilos de personalidades abordados pela Ecole

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *