Blog

Como usar e aplicar os tipos de tecido de roupa? Conheça o curso da Ecole!

Você sabia que os tipos de tecido de roupa que você usa dizem muito sobre você e ajudam na construção da sua imagem? 

Eles revelam seu estilo: a textura da roupa, a cor e o caimento mostram sua maneira de ser e agir, por isso, a escolha da roupa certa é fundamental.

Ficou curiosa? Continue a leitura e saiba mais sobre como usar e aplicar os mais diferentes tipos de tecidos no seu guarda-roupa.

O uso dos tecidos

A primeira estrutura a cobrir o corpo humano com a intenção de protegê-lo foi a pele dos animais que eram caçados pelos homens da antiguidade. Posteriormente, os pelos foram separados do couro do animais sendo usados para fazer os feltros. Desta formas haviam duas estruturas, o feltro e o couro, ambos não são tecidos.

No livro intitulado Tecidos: história, tramas, tipos e usos, a autora Dinah Bueno Pezzolo narra que o linho e o algodão (do reino vegetal), e a lã e a seda (do animal) foram as primeiras fibras cultivadas pelo homem. 

O algodão foi, por muito tempo, a fibra mais usada no mundo. Já a seda surgiu na China, por volta de 1700 a.C., durante o reinado de Huang Ti. 

na idade moderna, com as navegações, a moda começou a ganhar outro visual. surgiram as rendas e os cetins, que ganharam destaque entre os nobres pela elegância e bom caimento.

O algodão, a seda e o linho ainda estão presentes entre os diferentes tipos de tecido de roupa mais usados no mundo.

mas vale lembrar que a tecnologia nos trouxe as fibras artificiais, sintéticas e os tecidos inteligentes, tudo em um universo infinito de possibilidades de cores, estampas e texturas. 

Os tipos de tecido de roupa existentes

A matéria-prima é um detalhe muito importante, mas não só pela matéria prima e sim pelos processos como essa será beneficiada e também os processo de tecelagem e malharia. Tramas mais abertas e mais fechadas são processos de tecelagem plana ou malharia.

A composição influencia ainda no preço, na textura, no caimento, no conforto térmico da peça, e claro, no estilo. 

Todo tecido é feito de fibra, seja ela natural, artificial ou sintética. Cada uma possui as suas particularidades. 

Você consegue identificar no seu guarda-roupa quais são as peças produzidas com cada uma delas e em que ocasião usá-las?

Fibras naturais

Dentre as fibras naturais, a mais comum é o algodão. A maioria dos tecidos feitos desse material dão uma sensação gostosa ao vestir. Eles têm um toque delicado e agradável, mas existem algumas exceções como o jeans, que é feito de algodão, mas não é um tecido tão delicado.

Existem nas mais variadas cores e estampas, e são sempre bem vindos no guarda-roupa!

Os tipos mais comuns de tecido de algodão são:

  • cambraia, 
  • veludo, 
  • flanela, 
  • chenille, 
  • denim, 

Para combiná-los é muito simples.

Uma camisa de flanela é confortável, cai bem, aquece e combina com um estilo mais esportivo, podendo ser usada com um jeans, botas ou tênis.

Para um visual mais clássico e profissional, o linho, a lã e a seda são tipos de tecido de roupa ideais.

Os tecidos de fibras naturais, em geral, garantem mais conforto e dão a sensação de liberdade, e isso pode dizer que seu estilo de vestir é mais clássico. 

Fibras sintéticas

Os tecidos mais tecnológicos que temos hoje são sintéticos. Ainda que existam aqueles que não são confortáveis, mais uma vez depende dos processos. As micro fibras são sintéticas e maravilhosas em relação ao conforto, por exemplo. 

As fibras sintéticas são encontradas no poliéster, acrílico, elastano, poliamida, viscose, acetato, que são artificiais. 

Como escolher os tecidos ideais?

Para escolher melhor o tipo de tecido de roupa que combina com você ou com sua cliente de consultoria de imagem, o ideal é saber sobre sua composição, textura e aplicação. 

É importante também saber qual cor ou estampa combina com o porte físico e quais são os gostos.

A Ecole Brasil tem um Curso Intensivo de Tecidos completo, teórico e prático.

Você terá a oportunidade de conhecer tudo sobre tecidos e aprender a escolher o tipo ideal para o seu estilo ou para atender melhor seus clientes. Acesse nosso site e saiba mais sobre o curso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + 17 =