Blog

Como trabalhar com consultoria de imagem online: veja 10 dicas

mulher-notebook-consultoria-de-imagem-online

Hoje, mais do que nunca, o online é uma ótima alternativa de atuação em diversas áreas do mercado. Quem ainda não trabalha com alguma ferramenta digital ou oferece os serviços de entrega em casa de seus produtos, precisa se atualizar. E acredite, quando essa crise do coronavírus passar, esse será um hábito de consumo e relacionamento consolidado com os clientes! 

E você, já pensou em atuar no ramo de consultoria de imagem online?

Os processos online já eram uma realidade antes do isolamento social. Porém, hoje eles estão ainda mais intensos diante das adversidades e, com certeza, não teremos um retrocesso nesse sentido. 

Na consultoria de imagem, o meio digital também pode ser uma ótima opção de atendimento em meio a crise que estamos vivendo. Se você tem interesse em atuar nessa área, fique tranquila, pois é totalmente possível realizar um consultoria de imagem online! 

Mas, para muitas profissionais da área, isso ainda é muito novo e desafiador. Então, preparamos algumas dicas básicas para você que quer ingressar no ramo de consultoria de imagem online. 

Veja 10 dicas de consultoria em imagem online

1 – Organização

Pense e organize um ambiente no qual você e sua cliente possam ter privacidade durante a consultoria de estilo online. O uso de fones de ouvido pode favorecer ainda mais essa percepção. O local deve ser livre de interferências visuais desnecessárias, como quadros e artigos de decoração em excesso. 

Quanto mais limpo e iluminado o ambiente for, melhor. Cuide para não ter uma janela atrás de você, pois o reflexo pode interferir na visibilidade da tela do seu computador. É imprescindível que o seu computador tenha uma boa câmera, uma internet que ofereça segurança, bem como uma plataforma de atendimento que seja funcional e ofereça os recursos necessários. 

É importante também que a cliente se organize e se prepare para a consultoria, contando também com uma boa conexão de internet e tendo domínio das ferramentas online de comunicação, mas isso tudo pode ser combinado previamente entre vocês.

2 – Vestimenta

Na consultoria de estilo online, é importante cuidar mais ainda do seu visual, da sua imagem. Evite usar um mix de estampas. Preocupe-se em fazer uma maquiagem leve, arrumar seus cabelos e fazer suas unhas, afinal, nossas mãos também aparecem na tela. A cor verde claro é ideal que seja evitada. Cuidar para que a roupa não tenha a mesma cor da parede de fundo da sua tela, isso é bem importante. 

3 – Postura

Fixe o seu olhar para a câmera do seu computador, na maior parte do tempo. Assim a sua cliente terá a sensação de contato visual. Evite ficar olhando para a sua imagem. Se precisar fazer anotações, avise a cliente que em certos momentos estará olhando para baixo, para fazer as anotações. 

Ao mesmo tempo, olhe com cuidado para a expressão corporal da sua cliente. Assim você vai perceber se está conseguindo deixá-la a vontade, se ela está interessada ou desconfortável com o seu atendimento. 

4 – Aplique questionários

No processo de consultoria de imagem é ideal aplicar os questionários de Anamnese. Se a sua escolha for enviar esses questionários por e-mail, para que a sua cliente responda sozinha, é importante que você explique as perguntas previamente. Mesmo assim, é importante você ter uma sessão para validação dessas respostas, depois que a cliente lhe retornar. 

É um momento perfeito para você validar informações importantes. Ainda assim, o mais indicado é que você aplique as perguntas de forma oral, durante a consultoria de imagem online. Assim, você terá as respostas na hora e poderá ir anotando conforme a fala de sua cliente.

5 – Compartilhe a sua tela

Imagens, peças gráficas, canvas e materiais que você está acostumada a usar nos atendimentos presenciais podem ser aproveitados na consultoria online. É importante fazer isso através do compartilhamento de tela, usando números em cada imagem, para que vocês consigam se comunicar de uma maneira mais direta, questionando o máximo possível de informações e estimulando ainda mais a conexão entre você e sua cliente.

6 – Monte um roteiro

Envie um roteiro, com o passo a passo do que será feito em cada sessão de consultoria de imagem online. Pois, para sessão de montagem de looks, por exemplo, a cliente terá que separar previamente as suas peças, de maneira ordenada. Na parte da morfologia, por exemplo, antes desse encontro a cliente precisará enviar as fotos tiradas do jeito correto para essa análise. Por isso, é importante enviar o roteiro e, assim, manter a organização e otimizar o tempo dos seus atendimentos.

7 – Montagem de looks via WhatsApp

Na montagem de looks, você pode estabelecer uma contato por WhatsApp com a sua cliente, para que, depois de receber as suas orientações, ela possa enviar fotos de suas variações e novas opções de looks.  Lembrando que todo esse relacionamento pode ser combinado entre você e sua cliente. 

8 – Elabore um relatório para sua cliente

É muito importante entregar para sua cliente um relatório com o máximo de informações e orientações possíveis. O mesmo deve conter os diagnósticos feitos nas sessões, os looks sugeridos como referência, as orientações de situações de uso, o que as cores comunicam, que objetivo de imagem as roupas resolvem. Além disso, o documento pode possuir também os looks feitos com as peças da cliente, incluindo as fotos com poses orientadas por você.

9 – Cartela de cores

Como definir uma cartela de cores para seu cliente em uma consultoria de estilo online? Na Ecole, não recomendamos um teste de coloração pessoal de maneira online, isso porque muitas variáveis podem influenciar e o erro é quase inevitável. Mas, sempre lembramos que as cores no processo de consultoria vão muito além da cartela pessoal. Você pode tranquilamente trabalhar com as harmonias, significado das cores, cores de essência e contraste de pele. 

10 – Invista também em atendimentos em grupo

Por fim, pense também em ir além do atendimento individual. Explore outras possibilidades, como listas de transmissão via WhatsApp, grupos com entregas pockets, palestras para um grupo de pessoas através de plataformas de videochamadas. Ainda, nesse formato, é possível oferecer consultorias também para o varejo. 

São muitas as possibilidades. Aproveite esse momento para testar e experimentar novas formas de atendimento em sua consultoria de imagem. Use sua criatividade, explore suas habilidades de empreendedorismo feminino e fique atenta às novidades do mercado e às necessidades de seus clientes! 

Cadastre-se na ação Consultoras no Poder e receba conteúdos exclusivos sobre a área de consultoria de imagem!

Toda boa ideia precisa ser testada e colocada em prática, e os ajustes são super possíveis!

Vandressa Pretto

Diretora da Ecole Brasil 

2 comentários em “Como trabalhar com consultoria de imagem online: veja 10 dicas
  1. Obrigada pelas dicas. Me acendeu uma vontade de iniciar um trabalho bacana on line. Estou desde de 2017 tentando engrenar na carreira, mas não evoluo por conta de achar que não sou capaz. Essas dica irão me ajudar. Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *