Blog

Como ser consultora de imagem? 5 Passos para entrar na área

mulher-sorrindo-como-ser-consultora-de-imagem

Você possui dúvidas sobre como ser consultora de imagem? Como será sua carreira? Então este post é pra você.

Primeiro, você deve saber que a consultoria de moda e imagem é uma das profissões mais promissoras da atualidade e do futuro. Então, se a sua decisão de transição ou início para essa carreira está tomada, fique tranquila, pois você já fez uma ótima escolha. 

Remodelada pelos tempos atuais, é totalmente possível que através de uma metodologia de atendimento adequada você consiga ir muito além do vestir, criando assim uma nova perspectiva para a sua atuação profissional. 

Veja no link a seguir como identificar a personalidade de estilo em uma consultoria de imagem.

Além disso, as possibilidades de atuação permitem que você explore diferentes frentes na prática profissional, não ficando refém de apenas atendimentos individuais aos clientes. Isso também lhe proporcionará mais segurança em relação às oscilações do mercado. Veja no vídeo abaixo quais são as principais possibilidades de atuação de uma consultora de imagem:

Como ser consultora de imagem? 5 dicas para iniciar sua carreira com segurança e assertividade

1 – Quer saber como ser consultora de imagem e ter sucesso na carreira? Então invista em uma formação de qualidade, completa e com uma metodologia atualizada às demandas do mercado. Outro ponto importante é que essa formação lhe ofereça todo o material incluso para que você consiga colocar o conteúdo em prática e atender os seus clientes. Tudo isso, é claro, sem que você tenha gastos financeiros que não estavam previstos. Nesse caso, aconselhamos você a pesquisar sobre a formação da Ecole, a qual é completa e possui material exclusivo. 

2 – Tenha uma rede de apoio profissional e esteja em contato com consultoras já atuantes. Elas podem ser ótimas parceiras para o seu negócio, não as enxergue como concorrentes. Ter um suporte para sanar todas as suas dúvidas profissionais é muito importante para que você sinta-se segura e encontre um apoio real para as suas necessidades. Na Ecole, nós temos os grupos de WhatsApp organizados por região, com a presença das embaixadoras locais, consultoras com experiência, as professoras disponíveis para as dúvidas e muitas oportunidades surgem dali. Além disso, oferecemos gratuitamente um aulão mensal com as professoras, agrupando as alunas para tirar toda e qualquer dúvida que possam ter. É como uma mentoria em grupo, onde você pode aprender ainda mais com as dúvidas das colegas ou ter qualquer necessidade sanada.

3 – Vá para a prática. Pode ser com familiares, amigas, pode ser por permuta ou cobrando um valor inicial que se sinta confortável. Não tem como ser consultora de imagem sem o “ treino do olhar”, a “escuta ativa” e tantas outras habilidades que precisam da prática para aperfeiçoar. Não há como ser uma consultora de imagem aprendendo apenas com a teoria;

4 – Atue de maneira diferenciada. Ofereça seus serviços de forma criativa, fique atenta para sua demanda e trabalhe suas redes sociais de um jeito único. Não ofereça apenas um tipo de pacote ou serviço. Pense em diferentes nichos. De que forma você pode atuar no varejo? Que tal atender um grupo de mulheres através de uma dinâmica diferente? Pense nisso.

5 – Faça parcerias. Pense na sua rede de contatos e reflita para quais pessoas você poderá oferecer os seus serviços, ou parte deles. Influenciadoras digitais que tenham um público que seja o mesmo que você almeja podem ser ótimas parceiras. Que tal uma permuta de consultoria por divulgação? Aquela nutricionista que você conhece, como você pode estabelecer uma parceria com ela, algo diferenciado para a rede de clientes que ela já possui? E a estética que você frequenta? O que pode ser oferecido a esses clientes? Faça um roteiro pela sua agenda, seus contatos no Instagram e mapeie quais são os profissionais que mais se encaixam com o seu público-alvo e que, em contrapartida, terão clientes potenciais para você. Marque um café, fale das suas ideias, esteja aberto para ouvir também as necessidades e dores das pessoas e “voilá”! Uma promissora parceria pode nascer nestes encontros. 

É importante pensar como empreendedor, visto que a partir do momento que você assume uma carreira de consultora de imagem, você assume as “rédeas” de sua nova empresa, mesmo que ela seja apenas você. E se você nunca empreendeu, não se preocupe, é sempre possível aprender. Arregaçar as mangas, não ter preguiça e não deixar o medo lhe travar são alguns conselhos valiosos para ajudar você nessa trajetória.

Nós da Ecole oferecemos apoio em todas essas etapas. Temos orgulho de dizer que as alunas que iniciam com a gente se mantém e tem em nós toda ajuda e incentivo possível, de maneira constante para dar certo nesse mercado.

Boa sorte, boas ações e conte conosco!

Texto: Vandressa Pretto

Diretora Ecole Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *