Blog

Como saber sua cartela de cores? Veja as dicas da Ecole Brasil

mulher-rosto-como-saber-sua-cartela-de-cores

Como saber sua cartela de cores e montar looks de acordo com suas características físicas e personalidade? A dica primordial é: conte com a ajuda de um consultor de imagem capacitado e atualizado!

É esse profissional que será responsável pela análise cromática, etapa onde as cores de suas vestimentas e acessórios serão escolhidas conforme o seu tom de pele, cor de cabelo, cor dos olhos, questões de luz e reflexo de cor.

Tudo isso, resultará na harmonia das cores que poderá favorecer a sua aparência e conferir um aspecto que faça mais sentido com a sua imagem pessoal!

Quer saber mais?

Continue a leitura e confira!

Afinal, como saber sua cartela de cores?

Para descobrir como saber sua cartela de cores ideal, é preciso fazer um teste específico com um profissional capacitado e experiente na área de consultoria de imagem.

É este profissional que conseguirá comparar tecidos de acordo com o seu tom de pele, considerando o uso de tecidos com cores e características específicas, e classificar você em alguma “estação” – é essa a metodologia mais atualizada tecnicamente.

Ao analisar a sua pele, por exemplo, será possível identificar se você possui uma pele mais rosada ou um subtom azulado, que refere-se a temperatura.

Além disso, aspectos de valor (claro, escuro e suas nuances) e saturação (luminosidade e opacidade da pele em diferentes níveis) também devem ser observados, para assim termos as informações e o detalhamento completo de suas características pessoais. Somente após isso será possível sugerir o melhor grupo de cores correspondente.

É preciso ter em mente que a comunicação de imagem vai além de como saber sua cartela de cores, afinal, é preciso também considerar o significado das cores e os simbolismos distintos que cada cliente possui sobre as cores no dia a dia.

Cada cor remete diferentes sensações para as pessoas e pode-se dizer que isso é cultural. E essa comunicação subjetiva e inconsciente confere um peso bastante importante na imagem que cada pessoa transmite em seu círculo de convivência.

Ou seja, é fundamental que o profissional que atua com consultoria de imagem entenda bem quais são os ambientes que o seu cliente transita, bem como o objetivo de sua comunicação e a identidade visual pessoal de cada cliente.

Outra questão importante que um consultor de imagem precisa considerar é a relação emocional que cada cliente terá com sua cartela de cores. Sendo assim, investir em cursos e formações é fundamental para um entendimento completo e aprofundado.

Ou seja, quando falamos de cores, um assunto tão importante e presente na comunicação da nossa vestimenta, devemos considerar as cores que se harmonizam com a nossa coloração natural.

Isso pode ser feito através do teste de colorimetria e também da análise da comunicação das cores, suas influências e percepções culturais. Além, é claro, de considerar o impacto das cores que usamos em nosso emocional.

Você pode também começar a se perceber com as cores. Se questionando, por exemplo, em frente ao espelho: “quais impactos essa cor me causa?”, “quais sensações tenho ao me ver com ela?”, “por que tenho usado tanto uma determinada cor?”.

Ainda, em em relação à harmonia estética pode-se perguntar: “será que essa cor que eu estou usando se relaciona bem com a minha cor de pele, olhos e cabelo?”, “consigo me destacar e aparecer mais do que a cor?”, “fico corada ou mais apagada quando uso ela?”.

Essas são algumas perguntas que norteiam nosso autoconhecimento sobre as cores. Mas, reforçamos que apenas um profissional qualificado terá conhecimento da teoria e das técnicas que entregam resultados efetivos.

Confira o curso de psicologia da autoimagem oferecido pela Ecole neste link.

Além disso, lembre-se que oferecer uma escuta ativa, ser acolhedor e flexível com as preferências de seus clientes são diferenciais que podem resultar na entrega de um atendimento satisfatório e qualificado em consultoria de imagem!

A Ecole Brasil é uma escola de cursos e formações na área de imagem pessoal, psicologia de autoimagem, morfologia, visagismo e empreendedorismo!

Entre em contato e entenda nosso propósito inovador!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *