Blog

Como oferecer uma consultoria de cores completa para suas clientes

mulher-negra-com-roupa-verde-consultoria-de-cores

No post de hoje vamos falar sobre consultoria de cores.

Vocês já sabem o quanto a análise de coloração pessoal está em alta não é mesmo? Fala-se muito sobre cartela de cores, cores harmonizadas para diferentes tipos de pele, estações associadas às características físicas, etc.

O que pouca gente sabe é que a construção de identidade visual pessoal, cores na imagem e vestimenta, podem ir muito além da análise de coloração pessoal com base na cartela de cores. 

Consultoria de cores: entenda a metodologia da Ecole

Aqui na Ecole nós abordamos as cores na vestimenta, a partir de quatro pilares: 

  1. Cartela de cores – método sazonal expandido; 
  2. Significado e simbolismo das cores nas diferentes culturas e associado aos objetivos de imagem; 
  3. Cores de essência / Personalidade de estilo;
  4. Harmonia cromática. 

E todos esses pilares têm a sua devida importância. A soma deles e, principalmente, a necessidade e personalização do atendimento da cliente é que vai resultar na aplicação de cores potencializando a melhor identidade visual, nos diferentes cenários de atuação. 

Isso porque temos nas cores a maior potência de comunicação, quando falamos em um primeiro impacto na comunicação não verbal. Ou seja, as cores dizem muito sobre você e podem contribuir de maneira positiva ou negativa na sua intenção de comunicação através da imagem. 

Cada uma dessas abordagens tem sua forma de ser trabalhada e ferramentas adequadas para o melhor diagnóstico com base na nossa metodologia “ser para vestir”. 

Associar a consultoria de imagem, apenas a uma consultoria de cores, cartela de cores ou coloração pessoal, é fechar os olhos para um universo de possibilidades e facilitadores na nossa comunicação através da imagem

Além disso, a cartela de cores por si só, não contempla necessariamente as nossas necessidades de objetivo de imagem, as cores que traduzem a nossa personalidade, nossa essência, as melhores harmonias cromáticas para o evento ou ambiente que estaremos. 

Mas veja bem, eu não estou aqui dizendo que trabalhar com cartela de cores ou coloração pessoal é errado ou não tem valor. O que afirmo, com muito conhecimento de causa e comprovação, é que se falamos em uma consultoria de imagem sobre contemplar uma construção de identidade visual aprofundada e uma intenção de comunicação estratégica, essa etapa é apenas uma dentre tantas que podem ser exploradas quando falamos desse universo abrangente que são as cores. 

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre consultoria de cores, conta pra gente se você usa apenas as cores de sua cartela, ou não segue a cartela e usa somente as cores que ama? Qual a sua escolha?

Texto: Vandressa Pretto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *