Blog

Como moda e acessórios influenciam na sua imagem pessoal

Eles têm o poder de enriquecer a roupa mais básica, dar personalidade, estilo e acrescentar informação de Moda. Comparados à roupa, são pequenos em escala de tamanho, mas os efeitos que moda e acessórios proporcionam juntos na imagem são enormes. 

Como Designer de Joias, considero joias e bijuterias a “cereja” de uma produção, detalhes que dizem muito sobre quem você é. Por este motivo, se você trabalha com Moda ou Imagem Pessoal precisa entender sobre a importância dos acessórios:

3 Motivos para estudar a moda e acessórios de efeito

1. História 

Você sabe como surgiram ou em que momento o homem começou a usar adornos? E o que o motivou a usá-los? Para responder esta pergunta há questões históricas, emocionais e psicológicas que são o alicerce para o surgimento e uso destas peças que são especiais desde o início, num princípio que se deu bem antes mesmo da Moda existir. 

Estudar a história dos acessórios de efeito traz ao profissional do universo da imagem, as bases necessárias para a compreensão de cenários que desencadearam inclusive o surgimento do poder nas civilizações da Antiguidade até os dias de hoje. 

 

 

Cleópatra, importante governante do Reino Ptolemaico do Egito. Conhecida pela sua vaidade e uso de acessórios.

 

 

2. Comunicação

Da mesma forma que tudo o que vestimos e colocamos sobre o corpo irá comunicar algo, o mesmo se aplica aos acessórios. Esta comunicação acontece através da “leitura” que o nosso cérebro faz das linhas, formas, cores e volumes do que vemos. 

Agora, imagine um anel, que é uma peça bem pequena em escala de tamanho, certo? E que possui uma forma de base muito simples, um círculo que usamos no dedo, mas este pode de forma não-verbal, comunicar muitas coisas sobre nós, como: um noivado, matrimônio, aniversário de 15 anos, formatura, etc. 

Além disso, você sabia que dependendo do dedo em que usamos um determinado anel, ele irá comunicar algo sobre nossa personalidade?

3. Moda

Joias e bijuterias são acessórios especiais que impactam na imagem pessoal e, por isso, de forma estratégica devem ser usados em conexão com o estilo de quem os usa. 

Entre uma estação e outra, a Moda traz novas caras através das tendências que sugerem determinadas linhas, cores e materiais para estes acessórios de efeito, como a Living Color da Pantone e a transparência que invadiu guarda-roupas e porta-joias em 2019.  

A Moda e Acessórios de Efeito na verdade nunca está desatualizada, porque sua proposta é atemporal e uma constante desde sempre!

Transformar uma roupa antiga dando uma cara nova, proporcionar versatilidade ao guarda-roupa, incrementar o visual dando cor são apenas alguns dos motivos para usufruir do uso dos acessórios. 

 

 

Moda e acessórios que compõe o visual e comunicam a imagem pessoal

 

Se deseja saber mais sobre o universo da moda e acessórios de efeito e o seu impacto na imagem pessoal inscreva-se no Curso Intensivo de Acessórios da Ecole Brasil.

 

 

Leila Fraga

Designer de jóias e professora do Workshop de Acessórios da Ecole Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 5 =