Blog

Como identificar a personalidade de estilo na consultoria de imagem?

mulher-personalidade-de-estilo

No processo de consultoria de imagem, um dos diagnósticos que mais fala sobre a personalidade da cliente refere-se ao estilo. A personalidade de estilo é, sem dúvida, a tradução da personalidade de uma pessoa, explícita em todas as suas escolhas externas. 

Essa identificação é muito importante, pois é a partir dessa análise que conseguimos entender e respeitar quais são os principais valores que devem estar presentes nas vestes e na imagem de nossa cliente de maneira geral. 

Entendendo, por exemplo, se atributos como conforto, discrição, alinhamento, mostrar as curvas do corpo, atrair atenção, durabilidade, elementos inovadores ou diferentes, entre outros, são importantes para a nossa cliente (e para nós mesmos) e podem oferecer inúmeros benefícios. Entre esses, compras mais assertivas, montagem de looks que melhorem a autoestima, respeito a individualidade e, consequentemente, autoconfiança.

Ou seja, identificar os estilos da nossa cliente é o mesmo que entender quais são os principais atributos no vestir e na imagem que a traduzem, que falam de sua personalidade, que são importantes e representam a sua identidade visual pessoal. É o diagnóstico de personalidade que determina uma melhor entrega em consultorias de imagem. 

Mas, para isso, é necessário contar com as ferramentas certas e obter um conhecimento aprofundado desse universo. A metodologia correta para essa análise também é fundamental.

Personalidade de estilo: entenda como funciona o trabalho da Ecole

A Ecole trabalha com 10 estilos de personalidade de maneira muito aprofundada, são eles: 

1 – Natural;

2 – Ponderado; 

3 – Sofisticado; 

4 – Nostálgico;

5 – Glamouroso; 

6 – Artístico;

7 – Jovial; 

8 – Teatral; 

9 – Inovador; 

10 – Contemporâneo.

Sendo que cada pessoa pode ter até 3 estilos e esses valores podem mesclar na construção de identidade pessoal. Como dito antes, é muito importante que essa análise seja feita de maneira assertiva, por isso, em nossa metodologia temos 3 ferramentas para identificar a personalidade de estilo de cada cliente. São elas:

  • Questionário aprofundado com perguntas estratégicas para essa identificação; 
  • Roda de estilos (inspirada na roda da vida, ferramenta de coaching);
  • Painéis visuais interativos de estilos, onde a cliente marca de maneira intuitiva as peças que se identifica. 

Claro que essas ferramentas devem ser aplicadas de maneira correta com as técnicas de coaching aplicadas a consultoria de imagem.

Veja no link a seguir quais são as diferenças entre os “estilos universais” e os “estilos de personalidade” abordados pela Ecole.

Como sempre falamos aqui na Ecole, a imagem deve ser analisada além do vestir e a conexão com a personalidade e identidade é necessária e fundamental nas consultorias de imagem. A personalidade de estilo, portanto, não deve ser negligenciada e precisa ser vista como uma ferramenta de identificação de valores essenciais. 

Texto: Vandressa Pretto

Diretora da Ecole Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *