Blog

Como conquistar uma imagem pessoal de sucesso?

“Como conquistar uma imagem pessoal de sucesso?” Essa certamente é uma questão recorrente na pauta da profissão de consultor de imagem.

E a nossa resposta, sem a menor dúvida é: DEPENDE. Depende da sua profissão, de seu contexto, de seu estilo, da sua intenção de comunicação através da imagem. Pode parecer vago, mas pense: uma grande executiva de finanças, e uma profissional da área de publicidade, faz sentido terem a mesma imagem? 

Se definirmos apenas uma imagem, como sendo o padrão de sucesso, partimos do princípio que em qualquer situação, ambiente, contexto, ou pra qualquer pessoa essa imagem é a mesma. E aí é que cometemos um grande erro.

Quer saber mais? Continue a leitura!

Como analisar sua imagem pessoal 

Então, vamos partir do princípio que essa análise individualizada é muito necessária. Temos aí uma “luz no fim do túnel” para essa questão, que pode ter a seguinte linha de raciocínio:

1- Autoconhecimento: Saber quem eu sou. Não adianta fugir, não é a toa que a premissa da Ecole Brasil  é o Ser para Vestir. Se não sabemos quem somos, qualquer coisa ou caminho serve. Isso se aplica em tudo, inclusive na imagem.

2- Saber o que quer – objetivo de imagem: Depois de saber quem eu sou, entendendo que a imagem tem poder de comunicação, é preciso saber responder “o que eu quero comunicar através da minha imagem pessoal”? 

3- Entendimento técnico: Saber como trazer essa ideia de comunicação através dos recursos ópticos do design. 

Isso é o básico. O início de tudo. Acrescente a essa “receita” de imagem pessoal de sucesso a constância na vestimenta, somadas a coerência entre personalidade, fala, conteúdo e imagem externa. 

Uma das maiores verdades desse assunto, é que essa comunicação não vem sozinha: ela está acompanhada do gestual, postura, entonação de voz e conteúdo. Por isso, não basta somente a aparência ser incrível, mas quando a pessoa entrega o seu conteúdo, existe incoerência e inconsistência.

Autoconfiança é um dos segredos para o sucesso

E a cereja do bolo, que não pode faltar: autoconfiança. Autoestima. Você gostar do que vê no espelho, essa imagem te fazer cada vez mais segura, melhor. Fundamental para segurar essa imagem de poder, para dar suporte. E sabemos muito que esse movimento não é linear, tem altos e baixos. 

Até nisso o autoconhecimento – que contribui para resiliência – são fundamentais. E está tudo bem. É um processo. Fazer as pazes com seus “defeitinhos” e melhorar o que pode ser mudado, aceitar com amor e acolhimento o que não pode. 

É preciso ter em mente que a construção de imagem pessoal de poder vem de fora. O poder, vem de dentro. E uma coisa reforça a outra. E os detalhes, o passo a passo, fortalecem o todo. 

Comece hoje, saia de casa sentindo-se linda, maravilhosa, questionando seus gostos e o que te deixa confortável. 

Desperte esse seu poder. E faça isso com a leveza que a vida deve ter. Antes de tudo, personalize, escute mais o seu interno e menos o externo. 

E siga assim, diariamente, rumo ao aprimoramento da sua imagem de poder. Que atende primeiro a você, e como consequência ao mundo que você vive.

O que você achou deste conteúdo? Tem algo a compartilhar conosco? Deixe seu comentário! 

Vandressa Pretto

Diretora da Ecole Brasil

Um comentário em “Como conquistar uma imagem pessoal de sucesso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 3 =