Blog

Como a moda minimalista pode ajudar na construção da imagem pessoal

roupas-moda-minimalista

A moda minimalista mostra uma tendência mais consciente e responsável em relação ao consumo e foca na sustentabilidade na hora de vestir.

Ela veio para mostrar um novo estilo de vida e ajuda na criação de uma identidade preocupada com conceitos sustentáveis, sem deixar de lado a qualidade e a elegância das roupas.

Por conta disso, a moda minimalista é inteligente, consciente, responsável e criativa.

Ficou interessada? Continue lendo nosso post e saiba como ela pode ajudar na construção da imagem pessoal e como usá-la a seu favor!

O surgimento do minimalismo

O minimalismo é um movimento artístico e cultural que surgiu nos Estados Unidos no final dos anos 50 e início dos 60.

Na época baseava-se na utilização dos mínimos recursos possíveis para criação de obras, como pinturas de formas geométricas simples, repetidas em desenhos simétricos e que usavam um número limitado de cores. 

Mais tarde, o movimento chegou nas peças de teatro e na música, que consiste na repetição frequente de trechos e uso de poucas notas. 

O minimalismo hoje

Hoje, esse conceito é tendência em muitas áreas.

Um exemplo é a decoração de ambientes, que procura valorizar cada espaço e cada móvel com poucos elementos decorativos. 

O minimalismo passou a ser visto como um estilo de vida que defende que é possível viver bem somente com que é essencial e importante, inclusive no jeito de vestir. 

A moda minimalista

O mundo da moda é dinâmico e a cada momento surgem tendências novas que revelam cores e formatos criativos que valorizam o corpo e melhoram a imagem pessoal. 

A moda minimalista, no entanto, reafirma o conceito do surgimento do movimento: possuir o mínimo de recursos e de elementos. 

Por conta disso, ela se baseia no uso de roupas atemporais, tendo como uma das principais características a combinação monocromática. 

A durabilidade das peças também é um fator preponderante do estilo minimalista, que prioriza tecidos de qualidade com longa duração.

A escolha por matéria-prima ou peças sustentáveis também é uma característica dos adeptos desse conceito. 

Vale lembrar ainda que o minimalismo é muito discreto em relação ao xadrez e as listras, mas a escolha das peças essenciais para cada pessoa é individual e vai de acordo com o estilo de cada um. 

O que pode ter no guarda-roupa minimalista

A moda minimalista tem como objetivo colocar no seu guarda-roupas peças funcionais e que garantam conforto e elegância, além de combinarem facilmente com as outras.

É como se todo um roupeiro fosse montado com peças curinga, ou seja, aquelas que valorizam o seu estilo e ajudam na harmonia da sua imagem pessoal. 

Cores neutras são supervalorizadas, entre elas o preto que sempre será básico e valorizado. Além dele, os tons cinzas, marinho e branco são sempre bem-vindos!

Aposte em modelos e tecidos de texturas e cores diferentes que podem ser combinados em looks diversos. 

Outro ponto importante é o corte de cada peça! Opte pelas que proporcionem bom caimento e que permitam que você esteja elegante tanto em um encontro entre amigos, como em uma reunião de negócios. 

Roupas sem gênero também são peças chaves dentro de um guarda-roupa minimalista. 

Aderir à moda minimalista mostra o estilo responsável e consciente de cada pessoa e ajuda na construção da imagem pessoal, mostrando que você tem equilíbrio nas suas compras e escolhas, e se preocupa com a sustentabilidade do planeta. 

Vale lembrar: é o jeito de vestir, a harmonia da combinação das cores e o corte de cada peça que verdadeiramente transmite o que você sente e pensa de si e da vida. 

Esse post foi útil para você?! Que tal conhecer nosso curso de Consultoria de Imagem e se tornar uma profissional dessa área?

2 comentários em “Como a moda minimalista pode ajudar na construção da imagem pessoal
  1. Pingback: Estilo parisiense: o que podemos aprender com as francesas?

  2. Pingback: Guarda-roupa cápsula é alternativa para praticar o minimalismo na moda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *