Imagem de destaque do post Visagismo: por que estudar esse conceito?

Visagismo: por que estudar esse conceito?

As técnicas de visagismo promovem o realce das características individuais, valorizando o conjunto: rosto, linhas, tom da pele e cabelos, de maneira a transparecer a imagem desejada, compatível com o interior do indivíduo.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Glasgow, na Grã-Bretanha, basta apenas meio segundo para formar a primeira impressão sobre alguém. Em um espaço de tempo que corresponde a um piscar de olhos, nosso cérebro gera informações que constrói a impressão sobre alguém.

Acontece que, nem sempre temos uma segunda chance de causar a impressão que desejamos, por isso o visagismo tem o objetivo de descrever, por meio das diversas ferramentas, elementos que estruturam a nossa imagem pessoal conforme a mensagem que queremos comunicar para o mundo.

Dessa forma, o visagismo acentua pontos positivos para deixar de lado aquilo que não acrescenta à imagem e propagar a melhor versão de cada cliente seu.

O que é visagismo?

Na Consultoria de Imagem, o visagismo é um instrumento fundamental para o autoconhecimento, por meio de acessórios, da maquiagem e, principalmente, do cabelo, refletindo a personalidade interior de cada um. Para isso, o profissional irá analisar o temperamento dominante, estilo de vida, exigências profissionais, desejos e preferências do cliente.

As técnicas visagistas constroem uma imagem autêntica e promovem a criação de um visual que revela as qualidades, conforme a sua personalidade.

Em quais situações aplicar o visagismo?

Embora o visagismo represente uma impressão exclusiva de cada pessoa, o conceito também compreende os formatos comuns de rosto para realizar um estudo de traços, coloração e outros. Abaixo, veja em quais situações as técnicas de visagismo se encaixam.

Cortes de cabelo

Na hora de repaginar os fios, um corte bem-feito vai muito além da habilidade com as tesouras. Por isso, o profissional visagista entende que a cliente é única e deve ter sua beleza exterior revelada ou valorizada para realçar a sua beleza interior.

Esse profissional está apto a olhar com mais cuidado para a composição do rosto e dos gostos de cada cliente, alcançando resultados precisos. Afinal, entender a individualidade de cada um é essencial para indicar cortes.

Como exemplo, um pixie cut sempre será indicado para as personalidades mais ousadas. Já o super long bob é sugerido para quem deseja uma imagem acolhedora. O corte de cabelo tem o poder de traduzir a personalidade, comunicar um arquétipo e até mesmo camuflar a aparência real.

Coloração

Outro fator importante são as cores. Elas transmitem energias e sentimentos e, por isso, também interferem na construção da imagem pessoal. Por exemplo, quando pensamos em um cabelo loiro, ele pode ser amarelado, transmitindo ingenuidade ou pode ser platinado, comunicando poder.

É o profissional visagista que saberá indicar a cor ideal para o objetivo desejado, por meio da análise da temperatura da pele, da cor de olhos e da textura do cabelo.

Podemos observar que as cores causam grande impacto e passam muitas informações sobre alguém. Por isso, não faz sentido escolher seu visual conforme o que está em alta e continuar seguindo padrões. Ao invés disso, procure trabalhar o autoconhecimento e desenvolver um visual autêntico e único.

Gostou? Leia o artigo “Visagismo: harmonia, beleza e a importância de um processo personalizado” para entender a importância da consultoria visagista e muito mais!