Tons de pele negra: conheça 6 distribuições presentes na coloração pessoal
Você sabia que elas são classificadas de maneira diferente das peles brancas? Enquanto as peles brancas são segmentadas pelas estações do ano, as peles negras são divididas por outros critérios. Nesse artigo, serão abordadas as distribuições feitas conforme a temperatura, a saturação e o valor tonal. Acompanhe!
No setor de consultoria de imagem ainda é comum encontrar falta de preparo adequado para realizar o atendimento de peles negras, apesar das avaliações serem as mesmas das peles brancas, devemos reconhecer que a primeira possui características próprias que precisam ser levadas em conta para realçar a beleza natural.
Você sabia que elas são classificadas de maneira diferente das peles brancas? Enquanto as peles brancas são segmentadas pelas estações do ano, as peles negras são divididas por outros critérios.
Nesse artigo, serão abordadas as distribuições feitas conforme a temperatura, a saturação e o valor tonal. Acompanhe!
Classificação de tons de pele negra
É a tonalidade que irá definir como será guiada a consultoria de imagem. Por isso, é primordial conhecer as classificações que irão determinar o tom correto.
É fato que o Brasil é um país miscigenado, rico de pessoas com aparências diferentes e consequentemente possui múltiplos os tons de pele existentes em um só lugar.
Os tons brancos são divididos de acordo com as estações do ano, já os tons negros são divididos a partir de outras concepções.
A consultora de imagem e cosmetóloga americana, Jean Patton, em 1991, distribuiu os tons de peles negras por meio de localidades africanas, ritmos musicais e temperos, atribuindo as peles qualidades correspondentes aos nomes.
Quais são os tons de pele negra na coloração pessoal?
Após conhecer os conceitos que caracterizam um tom quente ou frio, é possível compreender os 6 tons de peles negras presentes na coloração pessoal:
1. CALYPSO
É o tipo de pele que possui o fundo quente, de tom médio com características frias e quentes. Tem origem latina e a combinação das cores douradas fazem a pele parecer estar sempre com o bronze em dia.
2. SPICE
Já a pele Spice remete a culinária apimentada. Seu tom médio tem características quentes, avermelhadas e possui o fundo verde-terra. Tem misturas outonais, por isso, orna bem com vermelho e laranja.
3. SAARA
A cor da terra do deserto do Saara é uma pele neutra amarelada. Esse bege quente surgiu de uma mistura de povos típicos dos países árabes e geralmente traz cabelos e olhos mais claros.
4. NILO
As peles desse tipo possuem uma paleta mais clara e fria, remetendo às águas geladas do rio Nilo. Desse modo, podemos observar um fundo cinzento que harmoniza com tons neutros.
5. JAZZ
O gênero musical significa uma pele com tom chocolate. Suas características são mais escuras que as demais. Além disso, são muito brilhantes e vivas. Contudo, seu fundo esverdeado torna esse tom mais próximo do frio.
6. BLUES
É a pele mais escura das classificações. Possui o fundo azulado, portanto, é frio. Devido à miscigenação é cada vez mais raro encontrar o tom blues por aí.
Descobrir o tom de pele correto é a etapa primordial da Consultoria de Imagem. Quando falamos em pele negra precisamos compreender que o Brasil é o país que possui a maior população negra depois do continente africano. Dessa maneira, é fundamental abraçar as diversidades e estudar técnicas de atendimento que contemplem a beleza negra.
Gostou do nosso conteúdo? Tem interesse em se aprofundar no assunto? Então acesse a área de cursos e veja a formação em Belezas Negras que nós ministramos!