Imagem de destaque do post Possibilidades do empreendedorismo feminino no mundo da moda

Possibilidades do empreendedorismo feminino no mundo da moda

Buscar estar alinhada com seu propósito e carreira profissional faz parte do empreendedorismo feminino. Saiba mais no blog:

Foi-se o tempo em que as pessoas seguiam apenas uma carreira pela vida toda. As novas gerações e seus comportamentos demonstram uma sede de variedade profissional como jamais vimos.

Hoje é normal vermos carreiras paralelas, profissionais que se aposentam e mudam completamente de ramo.

E essa busca, quase sempre está relacionada as mesmas motivações, ao menos para as mulheres: mais tempo para si e para a família, trabalhar com propósito, ser dona do seu negócio, conquistando mais qualidade de vida. E tudo isso impulsiona cada vez mais o empreendedorismo feminino.

Muitas mulheres contribuem para a economia do Brasil, onde mais de 9 milhões abriram seus negócios para empreender e gerar sua renda.

Nós empreendemos nos mais diversos segmentos e por isso dedicamos nosso post para mostrar as possibilidades do empreendedorismo feminino no mundo da moda.

Gostou do assunto? Continue lendo nosso post e confira!

O que é e como surgiu o empreendedorismo feminino?

Empreendedorismo, de forma geral, significa a disposição ou capacidade para idealizar, realizar e coordenar algum projeto, serviço ou negócio que gere satisfação e lucros.

O empreendedorismo feminino, como o próprio nome sugere, é quando as mulheres estão a frente desses projetos com cargos de liderança e gerência.

Desde que as mulheres foram conquistando seu espaço no mundo, com o direito de voto, por exemplo, elas começaram a sentir necessidade de participar também de forma economicamente ativa na sociedade em que estão inseridas.

Essa necessidade e vontade fez com que surgisse, então, o empreendimento feminino.

Os dados do mercado de trabalho feminino

Segundo o SEBRAE, praticamente metade dos Microempreendedores Individuais (MEI) do país é representada pelas mulheres.

Comparadas aos homens, as empreendedoras são mais jovens e têm mais escolaridade.

A maioria atua em atividades relacionadas à beleza, moda e confecção de produtos diversos.

Além disso, a moda é um segmento que oferece muitas possibilidades de empreendedorismo em vários setores, seja no comércio, confecção ou serviços.

As possibilidades do empreendedorismo feminino no mundo da moda

A profissão consultoria de imagem é uma crescente no mercado mundial, e se desenvolve muito por mulheres com esse perfil: em transição de carreira, que desejam trabalhar com algo “leve” e significativo, que lhes proporcione flexibilidade de tempo e autonomia.

As profissionais veem nesse segmento uma forma de fortalecer vínculos umas com as outras, terem independência e trabalharem com um universo que sempre esteve presente em suas vidas.

Além disso, o personal shopper, por exemplo, é o profissional que contribui na hora do planejamento e compra de roupas e outros artigos.

O mais legal é que para entrar nesse segmento é possível fazer um curso de personal shopper com certificação internacional do conforto da sua casa, tudo de maneira digital.

Outra ideia de empreendedorismo feminino no mundo da moda, também ligada a serviços, é se tornar uma personal stylist.

Esse profissional é capacitado para orientar as pessoas a formarem seus looks de acordo com a ocasião que elas vão vivenciar.

Profissões em crescimento e novas oportunidades

Estas novas profissões crescem no mercado principalmente quando o foco de sua metodologia é direcionado ao autoconhecimento e desenvolvimento de autoestima. E o que vemos é as mulheres passando pelo processo e promovendo uma mudança nas suas vidas em diferentes níveis.

Um profissional com muito conhecimento técnico e metodologia adequada não apenas pode, como deve, abranger as suas possibilidades de atuação, e assim conseguir lidar com as oscilações próprias do mercado.

Um profissional completo entende sobre morfologia, cores, estilos, linguagem não verbal, atendimento e abordagem do cliente, moda.

Empreender faz parte da nova carreira de quem inicia sua vida como consultora de imagem e outros segmentos da moda como personal shopper e personal stylist. Precisamos desenvolver isso como empreendedoras, mudar a “chave na nossa mente” e colocar nossa energia pra pensar em novos negócios, diferentes possibilidades, abrangência de atuações.

Ficou interessada para entrar nesse incrível mundo da moda?!

Conheça os cursos de capacitação e formação da Ecole Brasil e seja mais um exemplo de sucesso no empreendedorismo feminino!

Conte para nós qual curso da Ecole você tem interesse em se inscrever!