O QUE É VISAGISMO?

Afinal, o que é visagismo?

Para entender melhor o que está por trás dessa palavrinha, vale a pena refletir através de exemplos.

Você já desejou muito um corte de cabelo “do momento” e depois viu que não tinha nada a ver com você? Pois bem, através de técnicas do visagismo que conseguimos entender o porquê algumas coisas que parecem tão bonitas em outras pessoas, não têm o mesmo efeito quando aplicado na gente.

A seguir, você vai entender melhor o porquê.

Visagismo: o que é?

O visagismo é a arte de criar uma imagem personalizada através da análise do rosto e dos princípios da linguagem visual (harmonia e estética), utilizando a maquiagem, corte, coloração do cabelo, sobrancelha e tudo que compõe o rosto.

Visagismo, harmonia e estética

A técnica surgiu na década de 30 e é derivado do termo francês visage (que significa rosto), criado pelo francês Fernand Aubry. A ideia é que cada pessoa possui uma beleza única, e que a cor da pele, contorno do rosto, cabelo, feições e estilo de vida refletem e comunicam e expressam a nossa identidade.

A experiência de beleza também envolve uma interpretação de alguma entidade como estar em equilíbrio e harmonia com a natureza, levando o sentimento de atração e bem estar emocional.

Mas existe padrão de beleza no visagismo?

A experiência da beleza é subjetiva, portanto a sua beleza é como você vê, quem você é internamente e qual a sua imagem perante as suas percepções. Cada imagem é carregada de símbolos, que são constituídos em linhas, formas e cores; seja do cabelo, sobrancelhas, maquiagem, dentes, de roupas e outros elementos visuais que interagem com o rosto, criando diversas reações emocionais.

É importante lembrar que o visagismo não padroniza.

O visagista estuda as nossas formas e através de técnicas consegue nos dizer qual penteado, tipo de sobrancelha ou até mesmo qual maquiagem combina mais com as características de cada pessoa. Essa análise é feita justamente para externalizar a sua beleza única e pessoal, potencializando a harmonia estética.

A gente muda o tempo todo, mas será que conseguimos transparecer essa mudança para o exterior? A linguagem não verbal também é uma forma de expressão, por isso é importante ficarmos atentos ao que realmente queremos passar para a sociedade.

E na hora de mudar, é importante nos conhecermos. Por isso que algumas coisas que ficam lindas e perfeitas em alguma atriz famosa, pode não ter o mesmo resultado na gente. O visagismo reúne uma série de técnicas para fugir da padronização. Afinal, se cada pessoa é única, porque devemos replicar tudo o que vemos que está na moda?