Imagem de destaque do post O que é ponto focal e como ele pode valorizar os looks?

O que é ponto focal e como ele pode valorizar os looks?

Você sabe o que é ponto focal do look e como aplicar essa técnica no seu dia a dia? Confira o post da Ecole Brasil e entenda.

O ponto focal de um look se refere àquela peça de roupa, calçado ou acessório que mais chama a atenção de outra pessoa ao olhar para você, o que confere personalidade à sua imagem.

Esse detalhe agrega valor aos looks e faz com que você escape do básico de sempre, evidenciando o seu estilo de forma original.

Lenços, chapéus, bolsas, sapatos, brincos entre outros acessórios são ótimas dicas de ponto focal que você pode incluir em suas composições diárias ou especiais, bastando que você adapte os itens conforme o seu objetivo de imagem e morfologia corporal.

Lembrando, é claro, que os pontos primordiais que devem ser considerados ao elaborar um look são: conforto, segurança e autenticidade. Esses fatores são determinantes na construção da imagem que você deseja transmitir aos seus círculos de convivência e favoráveis para a sua auto-estima.

Continue a leitura para conferir alguns exemplos práticos.

5 exemplos de como aplicar ponto focal nos looks

1 – Se você deseja que o seu rosto e a região do pescoço seja o seu ponto focal, investir no uso de maxi colares e echarpes pode ser uma opção que vai fazer com que a atenção das pessoas seja atraída primeiramente para a área do seu corpo onde estão os acessórios.

2 – Já se você quer evidenciar a sua cintura, optar pelo uso de um cinto ou com uma textura ou estampa diferenciada sobreposto sobre um look monocromático, pode ser uma atitude certeira para o seu objetivo. Veja essa inspiração:

3 – Se você deseja transmitir uma imagem mais alegre e descontraída, apostar em acessórios coloridos pode ser uma excelente ideia que vai conferir mais vivacidade ao seu estilo. Combinar looks minimalistas com o uso de brincos maiores que sejam das cores que você mais gosta, por exemplo, pode ser uma dica valiosa que vai dar um up na sua imagem.

4 – Se você deseja compor um look mais básico e, ao mesmo tempo, não deseja transmitir tanta formalidade e quer quebrar a uniformidade da sua composição, investir no uso de sapatos coloridos pode ser uma ótima ideia. Você pode escolher o modelo da sua preferência: tênis, sapatilha, scarpin, sandália ou bota, bastando que ele converse com a sua personalidade de estilo e a ocasião que você vai utilizá-lo. Ressaltando que antes de tudo, o calçado que você escolher deve ser confortável e permitir que você caminhe com segurança e sem medo.

5 – Pessoas com biotipo corporal dotado de ombros mais largos, por exemplo, podem optar por aplicar o ponto focal do look na região do “colo”. Blusas ou vestidos com decote “V”, podem cumprir essa função com êxito, desviando o foco dos ombros, para o decote. Ressaltando que, caso esse seja o seu biotipo corporal e você goste de ressaltar os seus ombros com blusas com decote canoa, por exemplo, não tem problema nenhum, você pode usá-las também. O importante é você sentir-se bem e feliz com a sua imagem.

A Ecole Brasil é uma escola de cursos e formações na área de imagem pessoal, psicologia de autoimagem, morfologia, visagismo e empreendedorismo. Entre em contato e entenda nosso propósito inovador