Imagem de destaque do post O que é e como usar a cartela de cores inverno brilhante?

O que é e como usar a cartela de cores inverno brilhante?

Saiba o que é a cartela de cores inverno brilhante e como aplicá-la. Confira também sobre o método de coloração pessoal sazonal. Acesse!

Hoje o nosso assunto é cores. Mas a nossa abordagem vai ser um pouco diferente: aproveitando o frio que está chegando com tudo em algumas regiões do Brasil, vamos falar da cartela de cores inverno brilhante. Eu, particularmente, adoro essa cartela! (apesar de não ser a minha).

Primeiro, vamos situar você que está chegando agora ou que não tem muita familiaridade com o assunto: estamos falando aqui sobre o método de coloração pessoal sazonal expandido.

Através dele é possível saber quais as cores que mais harmonizam a sua beleza e características naturais.

Isso porque, quando reproduzimos na vestimenta, maquiagem e cabelo as características das cores que temos naturalmente, o resultado final é uma maior harmonia estética e disfarce de pequenas imperfeições, potencializando e realçando nossas qualidades.

Esse método associa 12 estações às diferentes características de cores no que se refere a temperatura (cores quentes e frias), saturação (cores intensas ou opacas) e profundidade (cores claras ou escuras) e a relação entre elas.

A seguir, vamos detalhar o que é a cartela de cores inverno brilhante e quais são as pessoas caracterizadas pela beleza desta estação.

O que é a cartela de cores inverno brilhante?

A cartela de cores inverno brilhante tem como principal característica a presença de cores brilhantes/ vivas / luminosas. Já fica a dica: o “sobrenome” da cartela nos fala qual a sua característica principal.

E essa associação é da intensidade, luminosidade e das paisagens frias que presenciamos no inverno. Isso mesmo, a nomenclatura do método está ligada às paisagens com referência norte-americana, que é o local de origem dessa técnica.

É importante fazer essa observação, para que a cartela de cores de inverno brilhante não seja vinculada às estações brasileiras.

As demais características dessa estação, além de cores intensas, são cores escuras ou médias e cores de temperatura fria – se você pensar, faz todo sentido com a paisagem da estação onde temos noites mais longas (e mais escuridão).

Além disso, o alto contraste (com branco da neve, por exemplo), também é uma das características.

Características das pessoas que possuem as cores da estação

Da mesma forma, aqui teremos vivacidades em pele, cabelos e olhos como principais características.

As pessoas com os atributos da cartela de cores inverno brilhante possuem uma beleza onde as cores escuras estão bem presentes (em cabelos, olhos ou na pele), assim como podem ter alto contraste, nessas mesmas características.

mulher com vestido vermelho para ilustrar uma cartela de cores inverno brilhante
A beleza pode ser evidenciada pela cartela de cores inverno brilhante.

É importante ressaltar que dentro dessa exatidão de traços também existem pequenas variações. Logicamente, não temos um resultado tão “matemático” e considerando a maravilhosidade da nossa composição étnica é possível que nem todas as características estejam 100% de acordo.

Lembrando sempre que as cartelas de cores nunca devem nos limitar, e sim servir como um guia para potencializar as nossas características pessoais.

Você tem uma cor preferida e ela não está na sua cartela? Aqui na Ecole, nós incentivamos o uso e entendemos que, para além do viés mais técnico que essa análise nos proporciona, a nossa relação afetiva com as cores também deve ser levada em conta.

E você? Já sabe qual a sua cartela de cores ? Gosta e usa? Conta pra gente!

Texto: Vandressa Pretto

Diretora da Ecole Brasil

Se você gostou desse conteúdo, confira também nosso artigo sobre como as cores da estação influenciam na construção da imagem.

Aproveite para conhecer e se inscrever no nosso Curso de  Cores na Consultoria de Imagem. Estamos à disposição para atender você e tirar suas dúvidas!