Imagem de destaque do post O que é a harmonia das cores e o que ela comunica?

O que é a harmonia das cores e o que ela comunica?

Leia nosso post e saiba como utilizar a harmonia das cores para melhorar sua imagem pessoal, ressaltando o seu verdadeiro eu.

Você sabia que a harmonia das cores que utilizamos no dia a dia pode influenciar de forma positiva ou negativa em nossa imagem pessoal? Além disso, ela também pode fazer a diferença em obras de arte, ambientes e decorações. 

A harmonia das cores diz respeito às combinações que utilizamos em nossos acessórios e vestimentas. Ela pode ser percebida através das estampas ou das diferentes cores das peças que usamos, também conhecida como comunicação não verbal.

Continue a leitura e descubra como você pode melhorar sua imagem pessoal, ao escolher cores que melhor comunicam e potencializam a sua personalidade.

Sobre a harmonia de cores 

Ela está diretamente relacionada à psicologia das cores, seus efeitos no indivíduo e seus impactos na percepção cultural e social.  

Você concorda que, dependendo do país em que estamos inseridos, é possível perceber que as pessoas se relacionam de maneira diferente com as cores?

Por exemplo, os profissionais de marketing, design e arquitetura, ao determinarem as cores de seus projetos, realizam um estudo aprofundado sobre o impacto de seus produtos e logomarcas em diferentes ambientes. 

Dessa forma, eles conseguem potencializar a imagem e a intenção da comunicação dos seus trabalhos. 

Mas, como a harmonia de cores ajuda nesse contexto? 

Individualmente, as cores possuem seus significados. Mas, determinadas cores, quando associadas e combinadas, comunicam algo diferente. 

Elas têm um grande impacto na comunicação visual. 

Quando olhamos para um pessoa, inconscientemente, uma das primeiras coisas que nos impacta é a harmonia das cores que ela está vestindo. 

Mas, como perceber esse impacto? 

Por exemplo, podemos identificar uma pessoa mais elegante, quando ela está vestindo dos pés à cabeça uma única cor, o famoso “ tom sobre tom”. 

Já quando olhamos para uma pessoa que está vestindo cores opostas, como vermelho e azul, ela nos transmite a ideia de alegria, energia e abertura.

Pessoas que usam três ou mais cores extremamente diversas no mesmo look, conseguem transmitir criatividade, dinamismo, e inovação. Afinal de contas, é preciso ter ousadia para usar essa grande mistura de cores, não é mesmo?

Cores com tons semelhantes, como laranja e vermelho, comunicam feminilidade, doçura e jovialidade.

São vários os elementos que comunicam a nossa imagem pessoal. 

Quando combinamos a harmonia das cores com vestimentas e acessórios, conferimos mais força e comunicamos uma imagem mais adequada ao que queremos transmitir. 

Por isso, é importante escolher elementos e cores de forma consciente, conectando sua vestimenta com sua personalidade!

Ficou interessado no assunto? Então explore o site da Ecole Brasil e fique por dentro dos conteúdos e cursos sobre consultoria e coaching de imagem!

Vandressa Pretto

Diretora Ecole Brasil