Imagem de destaque do post Imagem pessoal e seus reflexos

Imagem pessoal e seus reflexos

Como construir uma imagem pessoal verídica, alinhada a sua rotina, sem assumir o papel de um personagem? Confira os insights que reunimos sobre o assunto!

Você já deve ter ouvido falar que “uma imagem vale mais do que mil palavras”, certo? Exagero ou não, sabemos o quanto nos impacta, de forma positiva ou negativa,  uma imagem. Vamos trazer isso para esfera da imagem pessoal.

Nossa imagem comunica em poucos segundos e, em um mundo no qual temos “cada vez menos tempo”, as redes sociais falam através da nossa imagem, sem termos oportunidade de outra forma de expressão.

Ainda, em um mundo competitivo, onde questões técnicas e de conhecimento curriculares se equiparam cada vez mais, um ponto a nosso favor no que se refere à imagem só vem a somar, contribuindo para a nossa construção profissional e pessoal.

Para conferir mais insights sobre o tema imagem pessoal, siga a leitura.

O que constrói uma imagem pessoal?

A Imagem Pessoal comporta a comunicação não verbal. É uma construção diária – de reputação, inclusive.

Não é tão simples e requer constante auto-observação. A construção da imagem pessoal é um processo contínuo, que exige manutenção, ainda mais quando consideramos que as situações da nossa vida oscilam, em todos os sentidos.

Se nós evoluímos, nossa imagem deve acompanhar o nosso contexto.

Não existe certo ou errado quando falamos em imagem pessoal. Isso porque partimos do princípio que a imagem comunica – e nem todos em todos os momentos temos o desejo de comunicar a mesma coisa, concordam?

O processo de Consultoria de Imagem completo e aprofundado certamente ajuda nessa construção. Mas algumas dicas, que você já pode ir aplicando no seu dia dia a dia. 

Como construir uma imagem pessoal?

Autoconhecimento

Você sabe quem é? De verdade? Não vale falar da profissão, currículo, o que faz, ou que é mãe e esposa. Isso tudo você ESTÁ, concorda comigo? Quem você é em essência, o que na sua personalidade te traduz… parece simples, mas geralmente quando paramos para descrever ou escrever quem somos, demoramos um bom tempo, não temos muita certeza e rende poucas linhas. Tente e tire suas próprias conclusões. Saber quem você é, é o primeiro passo para a construção de uma imagem real, genuína, que realmente te traduza.

Entender o contexto

Como é sua vida? Sua rotina? Seu meio social, profissional? Que valores são importantes? Que habilidades e qual a melhor forma de se destacar? As habilidades e descrições feitas no item anterior, de que forma tem vazão nessa sua realidade?

Qual seu objetivo de imagem

O que quer comunicar através da sua imagem? O que quer que fique perceptível a seu respeito, já nos primeiro segundos em que se apresenta? Quais as suas habilidades que precisam ser reveladas, e quais os pontos fracos que deseja ocultar? Lembre-se: sua imagem comunica, entender o que deseja e é importante comunicar é fundamental para sua construção de imagem.

Informações técnicas

Outro aspecto importante, no qual o profissional de imagem capacitado é essencial. Afinal de contas, como acontece essa comunicação não verbal? São linhas, formas, cores, texturas, combinação entre esses elementos do design que falam por nós, através da imagem.

Coerência, consistência e manutenção

Estar atenta aos resultados, solicitar feedback das pessoas que mais convive, fazer ajustes quando necessário, ter constância nessa linguagem, coerência entre o verbal e não verbal, são aspectos fundamentas para solidificar a imagem projetada

Quando simplesmente ignoramos quem somos ao construir nossa imagem pessoal, o que a acontece é que na verdade construímos uma imagem caricata, sem credibilidade.

Isso porque o nosso não verbal como um todo não mente. Não adianta a vestimenta comunicar elegância e inteligência, por exemplo, se o meu gestual, postura, andar não acompanharem essas características, se elas não forem genuínas.

Outro grande erro fatal: quando não há correspondência entre a linguagem não verbal e verbal. Essa dissociação é o vilão de uma imagem bem sucedida. É o personagem que não se sustenta.

Por isso, mais uma vez: autoconhecimento, valorização dos seus pontos fortes, adequar na imagem as características suas que quer destacar, não querer se tornar outra pessoa, mas sempre ter um olhar de aprimoramento e aperfeiçoamento. 

Esse é melhor caminho para solidificar a sua imagem pessoal de sucesso.