Imagem de destaque do post Gestão da imagem profissional: sua importância para a liderança organizacional

Gestão da imagem profissional: sua importância para a liderança organizacional

Você conhece a importância da gestão da imagem profissional? A liderança organizacional movimenta as equipes das empresas a caminharem em prol do mesmo objetivo, e a peça-chave desse processo é o líder! Ele é quem inspira, engaja, desenvolve e orienta o time para atingir as metas traçadas

Por ocupar uma posição de destaque, o líder deve possuir uma conduta exemplar, capaz de conduzir pessoas.

Assim, é importante que ele transmita uma imagem de confiança para fazer negócios, administrar conflitos, motivar e direcionar sentimentos individuais e coletivos para o alcance de um bem comum.

Por isso, elaboramos este artigo para explicar a importância da imagem profissional e também para dar dicas essenciais de como alcançar esse propósito. Continue a leitura!

Que tal um exemplo de gestão da imagem profissional bem sucedida?

Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e figura central da imagem institucional da organização, é um bom exemplo de liderança e gestão de imagem.

Isso porque ela é uma líder que inspira, além de emprestar sua reputação e credibilidade pessoal ao seu negócio.

Logo, Luiza soma as qualidades ideais para uma boa imagem profissional, como:

  • comportamento ousado, democrático e empático;
  • comunicação simples e objetiva;
  • visual com elementos clássicos, que transmitem força, simplicidade e acessibilidade.

Mas afinal, como fazer uma boa gestão da imagem profissional?

Para conquistar e gerir um visual corporativo de sucesso, além das softs skills, o líder precisa desenvolver três pilares essenciais da imagem, que são:

  • aparência;
  • comportamento;
  • comunicação.

O alinhamento desses pilares reforça a legitimidade do líder junto a sua equipe.

Ainda, para alcançar resultados positivos nessa atividade, é fundamental a construção de uma postura estratégica que comunique visualmente o potencial do líder e a sua capacidade de contribuição para com a empresa. Afinal, a sua imagem profissional é capaz de fortalecer a confiança dos liderados.

Nesse sentido, o profissional de consultoria de imagem especializado no visual corporativo consegue direcionar adequadamente os líderes na gestão da imagem profissional.

Desse modo, ele auxilia no desenvolvimento coerente da postura corporativa, visual e da comunicação ideal para obterem resultados junto ao relacionamento com suas equipes e, consequentemente, o crescimento da sua carreira.

Cada projeto é único! O consultor de imagem leva em consideração o perfil do gestor e os seus objetivos profissionais, alinhando a cultura organizacional.

Nesse processo, o primeiro passo do consultor é fazer um diagnóstico do seu cliente e entender se precisa atuar nos três pilares da imagem ou em apenas um — os mesmos que foram citados anteriormente.

Logo, o profissional especializado em consultoria de imagem desenvolve um plano de ação único e personalizado, que serve para direcionar o líder, ajustar pontos necessários e promover a gestão da sua imagem profissional, para evoluir e ter mais êxito na sua função.

Além disso, amplia o impacto e a capacidade de realização do líder auxiliando o seu próprio crescimento dentro da organização.


Gostou do texto?
Sabia que você pode conferir mais conteúdos como esse? É simples. Clique aqui e continue acompanhando nosso blog!