Imagem de destaque do post Fashion Revolution: 5 dicas para você tornar a moda mais sustentável

Fashion Revolution: 5 dicas para você tornar a moda mais sustentável

Descubra quais hábitos podem tornar a moda mais responsável e sustentável para o meio ambiente.

Todos nós gostamos de uma promoção, mas já reparou ter mais roupas paradas no armário do que você realmente usa? Você precisa do que está comprando? Estamos inseridas em uma sociedade consumista e imediatista que, frequentemente, nos estimula a comprar cada vez mais produtos que não precisamos.

Há diversos motivos que nos levam a comprar algo, e nem sempre é necessário possuí-lo. Muitas vezes compramos motivadas por um preço bacana, ou para entrar em uma tendência que está bombando nas redes e até mesmo para sanar a ansiedade dos dias atuais. No entanto, será que estamos consumindo de forma correta?

O objetivo desse artigo é causar uma reflexão sobre o seu hábito de consumo e oferecer dicas que estejam dentro da revolução da moda, em busca da sustentabilidade. Confira!

Por que a Fashion Revolution é relevante?

Você sabia que uma camiseta gasta cerca de 2.720 litros de água para ser fabricada? É a mesma quantidade que costumamos beber em 3 anos. Essa informação foi divulgada pela organização Fashion Revolution e retrata um custo gerado pela indústria da moda que poderá ser alto demais, até mesmo inestimável.

Dessa forma, quando falamos em consumir conscientemente, estamos nos referindo a adquirir novos hábitos. Isso implica em pensar mais no que você está comprando e por qual motivo está comprando. O objetivo é consumir menos e de maneira mais responsável. Ao fazer isso, você reduzirá o desperdício e ainda economiza dinheiro.

Como participar da Fashion Revolution?

Por diversas vezes, deixamos de analisar se realmente precisamos daquilo que estamos considerando comprar e, para fugir da impulsão, é necessário fazer alguns questionamentos. Experimente fazer as seguintes reflexões:

  • Você sabe de onde essa peça vem?
  • Qual é a sua qualidade? Ela é durável?
  • Ela vai atender a sua necessidade?
  • Você está comprando um item que pode ser usado de maneiras diferentes?
  • Qual impacto ambiental que essa peça causa no planeta?

Confira algumas dicas que poderão te ajudar a consumir de maneira inteligente.

  1. Organize suas roupas regularmente

Provavelmente, você tem roupas em perfeito estado que não usa há um bom tempo. Diante disso, a organização do roupeiro pode ser uma grande aliada ao consumo consciente, pois, quando organizamos as nossas roupas, conseguimos ter uma melhor noção do que já possuímos.

Com isso, evita-se o risco de comprar peças semelhantes. Fugir do consumo desenfreado de roupas possibilita ter um guarda-roupa compacto, funcional e otimizado.

  1. Planeje-se

A impulsividade é ocasionada devido à falta de foco e concentração naquilo que você precisa fazer. Quando é feito um planejamento prévio daquilo que você deseja adquirir, é mais fácil ser objetivo e prático na hora das compras.

Afinal, a precipitação é inimiga do consumo consciente. Planeje-se antecipadamente e, com isso, compre menos e melhor.

  1. Fuja da impulsão

Um dos efeitos sociais da pandemia foi o aumento do nível de ansiedade entre os brasileiros, esse fato resulta na necessidade de suprir o vazio causado pela ansiedade por meio de prazeres imediatos, e o consumo acaba por ser um deles.

Conforme a Agência Brasil, uma pesquisa realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) revelou que 80% da população do Brasil ficou ansiosa durante a pandemia.

Nesse contexto, as compras online foram impulsionadas pela oferta facilitada, receber as suas peças sem precisar sair de casa tornou-se uma opção para quem sentia falta de bater perna no shopping.

Mas, a realidade é que talvez você não use as peças que está comprando. Nem sempre porque está barato faz sentido com o seu estilo pessoal. Então, não caia nas armadilhas da impulsão.

De fato, comprar nos gera a sensação de prazer imediato, porém, a longo prazo você pode se ver cheia de peças com qualidades duvidosas e que não ornam com mais nada que você tem no guarda-roupa.

  1. Impacto ambiental

Analisando os impactos que nossas compras causam no meio ambiente, nos deparamos com a questão problemática do acúmulo de lixo no Planeta. Uma vez que compramos algo, aquilo nunca mais sairá do mundo.

Então, é extremamente importante que possamos refletir se estamos consumindo produtos que fazem bem para a Terra.

Um dos pilares para consumir conscientemente é examinar as possíveis consequências sociais, ambientais e pessoais da compra. Pensando nisso, deve-se levar em conta, além do preço e da qualidade dos produtos, a responsabilidade da empresa com o meio ambiente.

O consumidor consciente evita descartar a roupa rapidamente e preocupa-se em saber como foi a produção da peça. Nesse contexto, fazer escolhas mais sadias para o meio ambiente contribui para o desenvolvimento da sustentabilidade no setor da moda.

Inserir o consumo inteligente nas nossas vidas não é uma tarefa simples, porém, nos convida a levar a vida de maneira mais responsável. Com isso, ele estimula o autoconhecimento, o planejamento e as decisões mais racionais.

Esses hábitos promovem mudanças positivas na qualidade das compras, no tempo útil dedicado a essa tarefa e na vida financeira das pessoas.

  1. Tenha um profissional

Com o auxílio de um profissional da área, suas compras tornam-se muito mais assertivas. Nesse caso, um Personal Shopper pode auxiliar na qualidade das suas compras.

Esse serviço é extremamente comum no exterior, porém no Brasil torna-se uma tendência devido à demanda tanto das consumidoras, quanto das empresas. Esse profissional possui profundo conhecimento sobre comportamentos de consumo, mais especificamente do consumo de moda.

Assim, pode orientar melhor do que ninguém como e onde comprar peças de acordo com a necessidade individual de cada cliente.

Seu papel é identificar quais os fatores que frequentemente regem suas escolhas na hora das compras. A partir disso, ela poderá realizar o planejamento, combinando as suas prioridades com o seu orçamento. O personal shopper saberá orientar quais roupas têm mais durabilidade, como reutilizar e combinar outras peças de forma assertiva e inteligente.

Quer aprender como aplicar práticas de consumo responsável no seu atendimento? A Ecole desenvolveu o intensivo Personal Shopper para promover uma relação sadia com a moda e contribuir com a sustentabilidade no setor. Acesse o site para conferir!