Imagem de destaque do post Design da barba e as múltiplas comunicações que transmite

Design da barba e as múltiplas comunicações que transmite

A sociedade está em movimento de busca por uma imagem pessoal estratégica e bem construída. Nesse sentido, o mercado de moda e beleza masculina vem se desenvolvendo e se adaptando para atender à demanda de homens interessados em aprimorar sua autoimagem. Afinal, somos seres altamente visuais e costumamos associar critérios de valor ao que vemos.

A construção de uma postura que transmita profissionalismo e autoridade está fundamentada em diversos aspectos. Pensando nisso, fizemos uma reflexão acerca da característica pessoal mais marcante do universo masculino: o design da barba!

A seguir vamos discutir como é possível usá-la de maneira estratégica e atingir os diferentes objetivos de imagem. Continue a leitura!

Antes, uma reflexão sobre a aparência facial, o design da barba e a sociedade

Segundo a psicanalista Maria Rita Kehl, o rosto é a sede do olhar que reconhece e busca reconhecimento. Logo, os efeitos da aparência facial na sociedade, são indiscutíveis!

Em quase todos os domínios significativos da vida, pessoas vaidosas alcançam melhores resultados do que aqueles que pouco se cuidam. Isso porque, sentem-se mais seguras de si e inspiram confiança.

Ao longo da história, a barba e o cabelo foram as características corporais mais utilizadas para a significação de poder, masculinidade e posição social. Cor, forma, corte e até textura comunicam inúmeros significados, tendo implicações expressivas no modo como as pessoas se relacionam.

Na Grécia Antiga, por exemplo, um filósofo devia ter sempre uma longa barba, de modo a inspirar confiança aos seus discípulos.

Atualmente, esse aspecto da face masculina continua transmitindo informações. Por isso, é interessante entender como trabalhá-lo para dar credibilidade a imagem e evitar usá-lo de maneira prejudicial.

O design da barba e suas diferentes comunicações

● Barba por fazer: esse visual passa a mensagem de um homem mais descolado, moderno e despojado.

● Formato só com bigode: Bigodes mais ralos (finos) podem levar para o intelectual ou romântico e bigodes retos e encorpados trazem mais autoridade

● Cavanhaque com bigode: um homem que mantém um bigode e cavanhaque é um homem vaidoso (tem que manter este estilo bem cuidado). Pode transmitir uma imagem de "conquistador"

● Estilo balbo: é um clássico! Um bom formato para homens fortes e arrojados pois reforçar características masculinas.

● Barba de lenhador: esse design deixou de ser sinônimo de descuido e tornou-se um visual moderno, espontâneo e cheio de atitude. Inclusive, é bastante utilizado. Contudo, deve-se ter cuidado para não deixar o visual pesado demais

São diversas opções de designs de barba que podem ser aliadas na construção de uma comunicação inteligente, direcionada e que acompanha o crescimento do mercado.

As barbearias estão oferecendo serviços que vão muito além de apenas cortar o cabelo e fazer a barba. Agora, o tratamento envolve tingimento de cabelo, limpeza de pele e de sobrancelhas, além de diversas práticas de autocuidado masculino.

Isso vem elevando a autoestima dos homens, ocasionando um melhor desempenho no trabalho, em suas conexões e, principalmente, na sua relação consigo mesmo! Para cultivar uma boa imagem pessoal existem algumas técnicas que auxiliam na harmonia, equilíbrio e compensação do visual. Um profissional de consultoria de imagem indicará a melhor combinação para valorizar os aspectos físicos, psicológicos e profissionais do cliente.

Gostou do conteúdo? Aproveite o momento e descubra também, como funciona a consultoria de imagem masculina. Boa leitura!