Imagem de destaque do post Coaching de imagem: uma metodologia para conduzir a cliente à sua essência

Coaching de imagem: uma metodologia para conduzir a cliente à sua essência

Você já ouvir falar em coaching de imagem? Essa é uma poderosa ferramenta que contribui para o autoconhecimento. Confira mais, neste artigo!

A metodologia de coaching de imagem é desenvolvida de uma forma em que as respostas são buscadas dentro da pessoa que procura esse método, ou seja, as respostas são desenvolvidas de acordo com o conjunto de verdades daquele ser individual.

O coaching nada mais é que o estimulador da construção de uma solução. Ele não oferece respostas, mas desenha um caminho para que as necessidades da cliente sejam atendidas.

A solução não é apresentada pelo coach, mas pela própria cliente, que através dessa metodologia se sente mais comprometida e responsável por isso. Assim, diminuímos principalmente os números de objeções para a concretização da meta estabelecida.

A condução é feita até que a cliente encontre a melhor maneira de resolver o problema de imagem proposto. Para esse processo, o profissional de coaching de imagem deve se preparar para fazer as perguntas certas, no momento certo.

As perguntas levam a cliente a pensar no seu problema de imagem de forma mais profunda e comprometida com a provável solução. Para que ela consiga concluir, por si só, é necessário que essa abordagem induza a pessoa através do seu próprio raciocínio, ao autoconhecimento, até alcançar o desfecho para seu problema.

A maiêutica, o método Socrático, busca levar ou induzir uma pessoa por ela própria, por seu próprio raciocínio, ao conhecimento ou à solução de sua dúvida. O coach deve coletar essas informações necessárias para que o cliente identifique suas principais características e reações, identificando e aprofundar o problema.

Dicas de coaching de imagem para você aplicar hoje mesmo!

Objetivos Claros

O coaching de imagem é uma estratégia que conduz a cliente a resultados mais positivos e alinhados com a essência da pessoa. Estabelecer objetivos claros desde o início é fundamental para ambos os lados. Isso irá guiar todas as interações que virão pela frente.

Nesse sentido, os papéis precisam estar bem alinhados e também com responsabilidades claras. Você, como coach, guia, auxilia e instiga. Sua cliente, caminha para o autoconhecimento, testa novas ferramentas e vive diferentes experiências. Ter esses acordos claros ajuda a construir uma relação de qualidade para sua consultoria.

Acompanhamento do processo

Se temos objetivos claros para os dois lados, o acompanhamento deve existir para compartilhar e comemorar os resultados.

O papel do profissional de coaching de imagem é incentivar nesse momento. Primeiro, engajando sua cliente em torno de um objetivo; segundo, motivando a desenhar suas próprias visões para o futuro.

Interações efetivas e afetivas

O ideal é que você possa ter alguns encontros para realmente aprofundar sua consultoria de coaching de imagem.

Em primeiro lugar, construa um ambiente de confiança para sua cliente. Aqui, demonstre um pouco das suas percepções e também olhe para sua cliente, faça uma leitura da sua linguagem corporal, do seu jeito de falar, das expressões que utiliza.

Tenha sempre em mente que o grande trabalho do coaching é buscar a verdadeira essência da sua cliente. Isso é o que entendemos dentro da nossa metodologia Ser para Vestir e é o que permeia cada parte do que entregamos para nossas alunas e para o mercado da consultoria de imagem.

Observe mais e além do que uma simples ferramenta. Assim, você terá certeza de que estará fazendo um acompanhamento que fará diferença na construção da imagem da sua cliente.