Imagem de destaque do post Belezas negras: como descolonizar consultorias de imagem

Belezas negras: como descolonizar consultorias de imagem

Saiba tudo sobre o curso Belezas Negras - Aprofundamento para Consultoria de Imagem. Entenda a importância do processo de descolonização nos atendimentos.

Vamos conversar sobre a abordagem das belezas negras em consultorias de imagem?

Beleza, substantivo + feminino. Característica, particularidade, caráter ou atributo do que é belo; expressão própria de belo; boniteza, encanto ou lindeza.

Como você pode observar na definição acima, no dicionário, a palavra beleza não está associada à pele alva, mas ainda assim quando fazemos uma rápida busca no Google Imagens vemos, em sua maioria, fotos de mulheres brancas.

Mas como definir o que é belo, uma vez que somos indivíduos plurais? Quando falamos dos corpos negros, como suas subjetividades são vistas?

Foi a partir desses e também de uma outra lista de questionamentos que nasceu na Ecole Brasil o curso Belezas Negras - Aprofundamento para Consultoria de Imagem, ministrado pela professora Liliam Reis, que desde 2019 tem como seu principal objeto de estudo, perceber as interseccionalidades de raça, classe e gênero dentro dos processos da consultoria de imagem.

“Queremos formar uma nova geração de consultoras de imagem comprometidas com um posicionamento verdadeiramente antirracista, capazes de auxiliar suas clientes a desenvolverem um caminho de grande desenvolvimento pessoal, por meio de uma metodologia específica para mulheres negras que pode ser aplicado nos vários âmbitos da consultoria, inclusive no teste de coloração pessoal”, reforça a professora Liliam Reis.

Consultoria de imagem como ferramenta de empoderamento para mulheres negras

Entendendo que as mulheres negras precisam ter suas vozes potencializadas, enxergamos na consultoria de imagem uma ferramenta de empoderamento.

Promovendo um resgate meticuloso de memórias afetivas, a ressignificação das opressões estéticas sofridas ao longo de toda uma trajetória de existência e a reconstrução de referências negras na moda e beleza.

Mais do que capacitar as consultoras de imagem para identificar e compreender o estilo pessoal da mulher negra, e orientá-la em seu processo de desenvolvimento, o curso Belezas Negras - Aprofundamento para Consultoria de Imagem, é sinônimo de uma escuta ativa, onde essas mulheres possam encontrar acolhimento e representatividade.

O curso, que é o primeiro e único do país com foco em uma consultoria de imagem antirracista, vem para quebrar estereótipos abordando temas inerentes ao racismo estrutural como: racismo estético, apropriação cultural na moda e colorismo.

Disruptivo, o curso traz uma metodologia de teste de coloração diferenciada, baseada nos estudos da maquiadora e consultora de imagem norte-americana Jean Patton, que na década de 1990 catalogou 38 tons de pele negra, em seu livro Color to color.

Curso Belezas Negras: conheça a ministrante Liliam Reis

mulher negra sorrindo de pé em uma sala
Liliam Reis é professora do Curso de Belezas Negras da Ecole Brasil.

A mineira Liliam Reis, sempre percebeu a estética como uma potente ferramenta de desenvolvimento social.

Graduanda em Design de Moda pela Universidade do Estado de Minas Gerais, possui amplo conhecimento em consultoria de imagem e estilo.

Maquiadora especialista em pele negra (SENAC Minas) e em Psicologia da Autoimagem pela Ecole, conta também com formação em Consultoria e Coching de Imagem, também pela Ecole, e Saúde Mental e Racismo – Dialogando com Frants Fanon (UFRJ).

Foi uma das palestrantes do 1º Festival de Moda da Capital Belorizontina MOOD, com o tema: Como promover diversidade estética na consultoria de Imagem.

Liliam, que hoje  é proprietária da Imagem Disruptiva e docente pela Ecole Brasil, tem orgulho em ser integrante da RCNI – Rede Consultorxs Negrxs de Imagem e Estilo – e de seu grupo de estudos sobre coloração pessoal para peles negras.

Saiba tudo sobre o curso

O Curso Belezas Negras - Aprofundamento para Consultoria de Imagem da Ecole tem previsão de início no dia 12 de maio de 2021, no formato híbrido.

Conheça a base dos conteúdos abordados

  • Crenças limitantes racistas e seus impactos na investigação de objetivos de imagem;
  • A construção de um repertório de moda afrocentrado para novas percepções de estilo;
  • Acolhendo traços negróides e compreeendendo a identidade dos corpos negros para uma morfologia antirracistas;
  • coloração pessoal em belezas negras: conexões entre jean e. Patton e o método sazonal expandido;
  • Skin care e maquiagem para pele negra;
  • Dia 01 (presencial): Atendimentos antirracistas em consultoria de imagem;
  • Dia 02 (presencial): Coloração pessoal e maquiagem antirracista em consultoria de imagem.

A Ecole Brasil é uma escola de cursos e formações na área de imagem pessoal, psicologia de autoimagem, morfologia, visagismo e empreendedorismo! Entre em contato e entenda nosso propósito inovador!

Acesse o blog para conferir dicas e novidades sobre consultoria de imagem.