Imagem de destaque do post 5 diferenças entre comunicação verbal e comunicação não verbal

5 diferenças entre comunicação verbal e comunicação não verbal

A comunicação verbal e comunicação não verbal dizem muito sobre a personalidade de uma pessoa. Entenda o que significa cada termo e suas diferenças.

Vivemos a era da tecnologia. Se décadas atrás a sociedade se comunicava por meio de cartas, fax e ligações, hoje temos dezenas de aplicativos que nos permitem o contato com pessoas em todos os cantos do planeta.

Mas apesar de todas essas facilidades, nem sempre conseguimos nos comunicar da melhor forma, seja no ambiente de trabalho ou entre familiares e amigos.

Mas porque isso acontece?

Para te ajudar a responder essa pergunta, a seguir trazemos algumas diferenças entre comunicação verbal e comunicação não verbal e como você pode usar cada uma na hora de transmitir uma mensagem.

Antes de falarmos sobre as diferenças, vamos entender o que significa cada termo.

Continue a leitura e confira.

O que é linguagem verbal?

A linguagem verbal é toda a comunicação transmitida pela fala ou escrita, ou seja, usando palavras.

Assim como as palavras usadas, o seu tom de voz e o volume com que fala (não verbal), tem uma grande influência na maneira como a mensagem será percebida pelas pessoas, tornando-a agradável ou não.

A linguagem não verbal e a moda

Como o próprio nome sugere, essa linguagem é caracterizada pelo uso de elementos não verbais como: seu tom de voz, expressões faciais e corporais, dança, artes plásticas, imagens, placas de trânsito e a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Esse tipo de linguagem é usado quando, por algum motivo, a mensagem não pode ser enviada.

Além disso, nossa imagem pessoal / vestimenta são elementos não verbais importantíssimos e passam uma infinidade de informações sobre nós.

Acesse o link a seguir para entender como a moda e acessórios influenciam na sua imagem pessoal.

Por meio das escolhas diárias que fazemos, sobre o que vestir ou comprar, comunicamos coisas simples, como a nossa idade, ou até mesmo fatos mais complexos como gosto musical, estilo de vida e opções políticas e religiosas.

Tenha em mente que não existe uma vestimenta "neutra". Mesmo que de maneira inconsciente, os detalhes, formas, harmonia das cores e texturas dos seus looks comunicam algo, gerando um impacto na percepção do outro.

Dica: Se você quer se aprofundar no assunto, uma ótima leitura é o livro “Presença”, da pesquisadora, palestrante, especialista em linguagem não verbal e professora de Harvard, Amy Cuddy ela aborda o tema. Em seu livro Amy comprova que nossa linguagem não verbal influencia não apenas o modo como as pessoas reagem a nós, mas também nossa mente, autoestima e confiança.

Diferenças entre comunicação verbal e comunicação não verbal

1 - Predomínio

Com raras exceções, a linguagem verbal é a primeira a ser usada. Reflexo direto do fato de nos anos iniciais da vida nos comunicamos apenas por sons.

2 - Canais

A linguagem verbal exige que as mensagens sejam transmitidas por meio de palavras, que serão interpretadas pelo receptor, enquanto a comunicação não verbal é puramente corporal.

3 - Nível de consciência

Outra diferença entre comunicação verbal e comunicação não verbal é que, na primeira, o nível de consciência e atenção empregada é muito maior do que na comunicação não verbal .

Geralmente temos a tendência de pensar mais no que vamos dizer do que nos gestos que podemos fazer enquanto conversamos com alguém.

4 - Subjetividade

A linguagem não verbal transmite emoções que você não pretende expressar, ou seja, através das expressões do corpo, os sentimentos encontram uma forma de exibição direta.

Essa forma de exibição nem sempre possui total consciência e muitas vezes foge do nosso controle.

5 -  Nível de inclusão

Esse diz respeito ao fato de que a linguagem verbal é mais considerada em todos os níveis sociais.

Atualmente, a importância da linguagem não verbal na sociedade não é transmitida nos centros educacionais, sendo relevante para muitos aspectos essenciais da vida cotidiana das pessoas.

mulher palestrando sobre comunicação verbal e comunicação não verbal
A comunicação verbal ocorre pela fala ou escrita, já a comunicação não verbal pelos gestos e outros elementos.

Unindo comunicação verbal e comunicação não verbal

Quando você se comunicar com seus clientes, familiares e amigos, faça uso de todos os recursos da linguagem verbal e não verbal - sempre considerando o papel de cada um -, para que a mensagem seja entendida sem ruídos.

Escolha as palavras corretas para cada situação, fale com um tom de voz adequado, sem esquecer da postura corporal e gesticulação, assim você mostrará confiança e segurança.

Além disso, o “como” será mais importante do que “o que”. Por isso, busque planejar quais palavras, expressões e outros signos usar.

Quer aprender como usar todos os elementos da comunicação verbal e comunicação não verbal ao seu favor? Então conheça o curso de Imagem e Comportamento - O que a sua Imagem Comunica da Ecole.

A Ecole Brasil é uma escola de cursos e formações na área de imagem pessoal, psicologia de autoimagem, morfologia, visagismo e empreendedorismo. Entre em contato e entenda nosso propósito inovador!