Imagem de destaque do post 3 mitos sobre o Visagismo

3 mitos sobre o Visagismo

O visagismo consiste num conjunto de técnicas utilizadas para realçar as características do rosto e comunicar aspectos da personalidade por meio da linguagem visual.

O objetivo da consultoria visagista é promover a verdadeira essência das pessoas, e usa como ferramenta o corte e a coloração do cabelo, o desenho das sobrancelhas, as maquiagens e os acessórios.

Quando falamos em visagismo é fundamental adotar uma postura subjetiva e acolhedora, pois revelar beleza individual de alguém exige sensibilidade.

A falta de conhecimento tanto das clientes como dos profissionais da beleza e estética tem resultado na padronização estética, que vai contra os princípios visagistas e age sem qualquer lealdade com a essência da cliente.

Então, o que se deve avaliar?

O profissional que quer se aprofundar nas técnicas visagistas precisa devem avaliar os seguintes pontos importantes:

• Rosto;

• Cor dos olhos;

• Pele;

• Temperamento;

• Personalidade;

• Gostos pessoas;

• Profissão etc.

Avaliar as questões físicas não é o suficiente no visagismo, pois a vida e a personalidade das pessoas impactam muito na imagem que elas querem transmitir.

Então SEMPRE busque olhar para o seu cliente com uma visão global, compreendendo o todo.

Como funciona o visagismo?

Para aplicar as técnicas visagistas de maneira assertiva é fundamental que o profissional estude profundamente sobre o contexto de vida dessa pessoa, suas expectativas, relação consigo mesmo, como ele se enxerga atualmente e como gostaria de ser visto a partir de agora..

Isso requer uma postura receptiva para ouvir atentamente o cliente e conseguir aplicar soluções imagéticas de maneira adequada, fazendo com que o cliente se sinta satisfeito com o projeto criado exclusivamente para ele. Afinal, todo o seu trabalho pode ser em vão se a pessoa não se reconhecer na imagem que você construiu para ela.

Qual a importância dessa análise?

É fato que a beleza está diretamente ligada à autoestima e a confiança. As pessoas que se consideram bonitas, que se aceitam e estão satisfeitas com a sua aparência são mais felizes.

Ou seja, uma percepção saudável de si mesma é essencial para uma vida plena.

Por essa razão, podemos dizer que o visagismo é um mecanismo aliado da qualidade de vida.

Apesar dos** estudos sobre visagismo** existirem desde 1937, ainda há muitas dúvidas ao redor do tema. Por isso, vamos desvendar os principais mitos para que você compreenda o visagismo de uma vez por todas.

#MITO 1: Para cada formato de rosto existe um corte de cabelo ‘’correto’’

Visagismo é sobre personalizar a imagem efazer algo único. Por isso não faz sentindo algum usar um modelo padrão para realizar um trabalho que é baseado na essência pessoal da cliente.

Um profissional cabeleireiro visagista não executa um corte com melhor técnica que outro cabeleireiro, a diferença é que o visagista entende que a cliente é única e deve ter sua beleza exterior revelada ou valorizada para mostrar a sua beleza interior.

Visagismo não segue padrões. Visagismo é customização da imagem.

A pergunta certa é: Quem é você? O que você deseja transmitir com a sua imagem?

MITO #2: Você faz apenas uma consultoria a vida toda e todos seus problemas estão resolvidos

Uma pessoa ao longo de sua vida pode realizar várias consultorias visagista e o resultado poderá ser extremamente diferente todas as vezes.

Isso acontece porque as pessoas se transformam ao longo de suas experiências. Sua idade, sua rotina, seus amigos, seus interesses, preferências e gostos mudam e, portanto, esta imagem não pode ser engessada. Muito menos devemos construir nossa imagem baseada apenas nas tendências do momento.

Nossa vida está me constante mudança e cada etapa dela nos exige desafios. A nossa imagem acompanha nossa evolução e a partir disso é preciso alinhar nosso interior com o exterior.

Já percebeu como algumas pessoas tem necessidade de mudar o cabelo quando vão tomar decisões muito grandes?

A consultoria visagista entra nesse momento para aliar a imagem com o momento de vida da pessoa.

Ficou claro que é preciso muito mais do que uma consultoria durante a vida,?

MITO #3: Visagismo é só para corte de cabelo

Não! Visagismo é linguagem visual e isso abrange muito mais do que o cabelo.

O visagismo procura olhar quais são as ferramentas imagéticas na totalidade, ou seja, como os profissionais podem tratar o cliente de uma forma global. Isso tem a ver com cabelo, sim, mas também com maquiagem, adornos e cores.

São muitos os profissionais que estão atuam na construção da imagem das pessoas, como: esteticistas, designers de sobrancelhas micropigmentadores, dermopigmentadores, tatuadores, manicures, pedicures, depiladoras, podólogos, figurinistas, consultores de imagem e muitos outros..

Definitivamente o visagismo não é somente sobre cabelo.

O fato é que todo mundo pratica a linguagem visual e involuntariamente interpreta aquilo que está enxergando. Se você sabe a imagem que você transmite você torna sua vida mais fácil e verdadeira.

o Visagismo propõe o fim de qualquer tipo de imposição estética. Esse conjunto de técnicas permite que o profissional extraia e explore a beleza interna de cada indivíduo.

E o mais importante de tudo, o visagista respeita a pessoa que está sentada a sua frente e pensa em uma imagem que entende o que a cliente não quer fazer.

Quer saber mais sobre Visagismo?

Confira a nossa Formação em Visagismo e conheça a metodologia que capacita os nossos alunos a realizar diagnósticos de imagem através da leitura das linhas, formas e cores.

O curso promove soluções imagéticas para adequação e harmonização da imagem, associadas a recursos de embelezamento, com o objetivo de atender o desejo de imagem do cliente.

Saiba mais clicando aqui.