Blog

Benefícios do coaching de imagem no processo de consultoria

menina sentada em sofá com livro na mão e estante de livros atrás para representar os beneficios do coaching

Você já parou pra pensar nos benefícios do coaching e suas técnicas quando aplicadas no processo de imagem?

De maneira resumida, o Coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano, com um conjunto de técnicas  que potencializa o indivíduo à realização de seus objetivos. 

Pode ser usado nas mais diferentes áreas, e permeia técnicas de Programação Neurolinguística (PNL), psicologia positiva, foco na ação, entre outros, de maneira muito personalizadas. 

Entre os principais benefícios do coaching de forma geral, podemos citar: 

  • condução do indivíduo a aprendizados comportamentais
  • facilitar a autoconfiança
  • incentivar a motivação constante, disciplina e superação de metas 

O coaching no processo de consultoria de imagem

Na consultoria de imagem, o coaching também passa a ser um poderoso aliado e super possível de ser aplicado nas mais diferentes situações e contextos.  

Isso quando consideramos um processo completo de consultoria de imagem, e alinhamos essa entrega a algo mais do que simplesmente a montagem de looks

O coaching, no processo de construção de identidade visual, processo de aprimoramento de imagem e estilo, tem sua base nas premissas de que a imagem está muito além do vestir, podendo  ser feita de “dentro pra fora”, ou seja, a partir do autoconhecimento. 

Quando percebemos que a imagem pode ser um veículo de transformação interna, percebemos o quanto de fato as técnicas de coaching podem beneficiar e potencializar o processo nesse sentido. 

Benefícios do coaching para a consultoria de imagem

Dentre os benefícios do coaching quando aplica na consultoria de imagem, trabalhamos com: 

AUTOCONHECIMENTO: as ferramentas são propícias para o autoconhecimento. Através de perguntas poderosas, questionamentos que muitas vezes o cliente não costuma se fazer. Parar para pensar em seus gostos, analisar suas escolhas, também promovem o autoconhecimento.

AUTOESTIMA: o ganho de autoestima, através das técnicas de coaching, se dá de muitas formas também. Uma delas é  o não julgamento – premissa básica dessa metodologia. O foco no positivo, respeito ao gosto da cliente também são aplicadas através das técnicas, de maneira específica, e garantem esse benefício.

AUTONOMIA: o processo de coaching estimula, através da suas técnicas, a autonomia,  autorresponsabilidade. Que no final das contas, serve para todos os setores da nossa vida, não é verdade? Pode ser aprendido na consultoria de imagem, mas de fato reverberam em todos os setores do indivíduo. 

FOCO NO OBJETIVO: todo o processo de coaching, se baseia em ter um objetivo atingido. No caso da consultoria de imagem, podemos ter inclusive mais do que um. Claro, às vezes essa definição de objetivo não é algo simples, portanto vem junto com o processo de autoconhecimento. Também consideramos que não construímos uma imagem de maneira aleatória, ou com base no externo, na moda. Mas principalmente, como é importante pra sua cliente ser vista, ser percebida pelos outros, como deseja, como é conveniente e benéfico considerando a sua vida como um todo 

IR PARA AÇÃO: tem algo mais significativo para o aprendizado e empoderamento quando vamos de fato para ação? E quando a ação é NOSSA e não do nosso consultor, ou de outra pessoa? Nos permite uma sensação de dever cumprido e propriedade na transformação, e aprimoramento. Nos tornamos agentes da nossa construção de imagem, no caso da consultoria. E essa é uma das técnicas do coaching nesse processo, usada com frequência em vários momentos.  

Esses são alguns dos resultados que o processo de consultoria de imagem, a partir da metodologia de coaching nos oferece. Quando trabalhamos assim, estamos elevando a nossa entrega para outro patamar. 

Podemos dizer com segurança, que o nosso cliente está no centro do processo, ele é “nossa estrela”, e que o seu desenvolvimento pessoal é o foco. Trabalhar com coaching de imagem é entender que trabalhamos com o desenvolvimento pessoal, usando a vestimenta para fazer isso. 

Mas é importante entender de maneira aprofundada, conhecer todas as técnicas e a maneira de aplicá-las. Nesse processo, a nossa comunicação vai muito além do verbal, e a empatia e conexão são fundamentais. Portanto, quanto mais recursos que potencializem a nossa entrega nesse sentido, melhores serão os resultados. 

Vandressa Pretto

Diretora da Ecole Brasil

A Ecole Brasil é uma escola de cursos e formações na área de imagem pessoal, psicologia, morfologia, visagismo e empreendedorismo! Entre em contato e entenda nosso propósito inovador!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *