Blog

Aprenda a usar o círculo cromático e varie as opções de look

roupas-círculo-cromático

Muitas pessoas deixam de usar peças coloridas por não saberem como combinar as cores, sem saber que o círculo cromático é um facilitador para montar looks variados e harmonizados.

Quem já não passou pela experiência de não saber qual a cor mais assertiva para combinar em um look ou fez uma combinação que não caiu muito bem? 

A cor é um dos principais elementos que são observados nas roupas que usamos e existe uma ferramenta que ajuda e muito na composição e harmonia das cores de nossa vestimenta. É o círculo cromático!

Continue lendo nosso post e saiba como usá-lo ao seu favor e como variar as opções disponíveis.  

O que é um círculo cromático?

O círculo cromático, nada mais é que uma cartela circular, em um formato de pizza.

Essa cartela é dividida em 12 partes, cada uma representando uma cor. 

As cores da cartela são distribuídas da seguinte forma:

  • primárias: vermelha, amarela e azul; 
  • secundárias: formadas a partir da junção de duas cores primárias que formam a verde, laranja e violeta;
  • terciárias: cores obtidas a partir da união de uma cor primária e uma secundária; 

É importante ressaltar que apesar das primárias serem compostas por apenas três cores, existe uma infinidade de vermelhos, de amarelos e de azuis. Esses variados tons misturados produzem outra diversidade das secundárias e da mesma forma as terciárias. 

Portanto, o círculo cromático, nada mais é que uma cartela circular composta por todas as cores formadas a partir dos tons primários e que são percebidas e definidas por nossos olhos.


Fonte: Shutterstock

Para que serve o círculo cromático?

O círculo cromático tem diversas funções. Ele é usado por decoradores, artistas plásticos, designers, estilistas e consultores de imagem. 

Ele tem por finalidade auxiliar no uso de cores que combinam entre si e é muito utilizado no mundo da moda. 

Como usar o círculo cromático para roupas e compor novos looks? 

O círculo cromático é usado para auxiliar as pessoas na combinação dos tons na hora de compor seu trajes. 

Para facilitar, ele foi dividido em harmonias. Dependendo do gosto, da criatividade da pessoa e até mesmo do estilo, elas ajudam a combinar cores e variar os looks. 

Ainda, como já falamos por aqui, as cores e também as harmonias, tem o poder de comunicar no look. Essa comunicação é importante para potencializar o seu desejo de imagem em diferentes situações.

Harmonia análoga

Observe que na cartela, as cores azul e roxa são vizinhas. Esse esquema é chamado de harmonia análoga e compõem um look perfeito, harmonizado e discreto. 

Essa combinação pode ser usada pulando até três casas no círculo cromático para roupas, tanto no sentido da direita como para a esquerda. 

Harmonia complementar

Usar o círculo cromático para roupas para compor uma harmonia complementar é tudo de bom e passa a imagem de uma pessoa mais comunicativa. 

Fixe em uma cor dele e direcione o olhar para a fatia oposta, essas serão as cores complementares para compor o seu look com a primeira opção escolhida. 

Essa fatia é aquela que ficará sempre de frente para a cor que você pegou em primeiro lugar, por exemplo, rosa com verde. Essa é a harmonia complementar para você arrasar, sendo que o círculo permite explorar uma variedade incrível de cores que se complementam.

Harmonia tríade

Podemos dizer que a harmonia tríade é para pessoas que gostam de misturar cores em seu visual. Essa harmonia  comunica criatividade e ousadia, mas não necessariamente é exclusiva para pessoas que sejam assim. 

A harmonia tríade utiliza três fatias do círculo cromático para roupas que possuem a mesma distância entre elas. 

Como a cartela é dividida em 12 pedaços, diversas opções triplas são possíveis. Essa divisão forma um triângulo, por isso, a origem do nome. 

Combinação monocromática

É importante ressaltarmos que existe ainda a chamada combinação monocromática, uma harmonia que comunica elegância. 

Ela consiste em usar peças variadas de uma mesma cor, ou seja, de uma mesma matriz. 

O importante é não esquecer que as cores sempre trazem um significado e mostram muito sobre quem está vestindo, por isso, cada pessoa investe em seus tons preferidos. 

Quer saber mais como usar o círculo cromático para roupas e arrasar na composição dos mais variados looks? Conheça os cursos de consultoria de imagem da Ecole Brasil e torne-se uma profissional da moda! 

Um comentário em “Aprenda a usar o círculo cromático e varie as opções de look
  1. Pingback: Qual é o impacto do Coronavírus na moda e no comportamento de consumo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *