Blog

4 ferramentas de design thinking para consultoras de imagem

mulher-escrevendo-no-quadro-ferramentas-de-design-thinking-1

Design thinking é o termo usado para denominar as ações que têm como objetivo estimular a criatividade e buscar soluções inovadoras aos negócios de forma colaborativa.

Esse modelo interativo pode ser aplicado em diferentes áreas e beneficiar o desempenho do trabalho de variados profissionais do mercado, inclusive, a elaboração de novos produtos e serviços.

No segmento de consultoria de imagem, o uso das ferramentas de design thinking pode garantir sucesso e exclusividade ao trabalho das consultoras de imagem, agregando valor e estreitando a relação com seus clientes.

Imersão, análise, ideação, criação de protótipo, testes/experimentação são as etapas essenciais do processo de design thinking.

Continue a leitura e confira 4 ferramentas de design thinking que podem ser aplicadas no trabalho das consultoras de imagem.

Conheça 4 ferramentas de design thinking ideais para consultoras de imagem

1 – Brainstorming com clientes para gerar insights

A primeira atitude que uma consultora de imagem deve ter ao estabelecer um contrato de serviço com um cliente é realizar um brainstorm (tempestade de ideias)

Essa ferramenta de design thinking é crucial e propícia para conhecer o estilo de vida e a forma de ser de sua cliente, aplicar questionários anamnese e levantar informações que posteriormente serão utilizadas no planejamento do seu trabalho como consultora.

2 – Análise SWOT e Mapa de empatia

A análise SWOT é uma técnica que deve ser aplicada após o entendimento completo do objetivo/dor de seu cliente. Essa ferramenta permite identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de diferentes planos e projetos.

A aplicação da análise SWOT em consultorias de imagem poderá facilitar o mapeamento das particularidades das clientes, ressaltando a essência e a personalidade de estilo de cada uma.

No design thinking, o mapa de empatia é focado nas pessoas e em suas motivações.

3 – Protótipos 

Os protótipos são ferramentas de design thinking que podem facilitar o entendimento das ideias que um profissional deseja transmitir aos seus clientes.

Na consultoria de imagem, isso pode acontecer através da análise de fotos, de perfis digitais ou mesmo através de consultorias de montagem de looks

Assim, a (o) cliente conseguirá entender na prática o conselho recebido por sua consultora e optar por seguir ou não a dica do profissional.

Os protótipos também valem para maquiagens e penteados, os quais poderão ser testados e definidos em conjunto.

Acesse o link a seguir para entender como funciona o teste de coloração pessoal.

A Ecole Brasil é uma escola de cursos e formações na área de imagem pessoal, psicologia de autoimagem, morfologia, visagismo e empreendedorismo.

Entre em contato e entenda nosso propósito inovador!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *